Linha do tempo


Primeiras instalações do CTRS.O na Usina de Furnas 


Criado em 1980, o CTRS.O começou com uma instalação provisória na Usina Hidrelétrica de Furnas (MG), a partir do desmembramento do Despacho de Furnas (atual CTRM.O) e com o objetivo de operar o novo sistema de transmissão da Usina Hidrelétrica de Itaipu que em breve entraria em operação.

Treinada pelo engenheiro Oyama Hostalácio Maia, a equipe de transição foi alojada em instalações provisórias, num prédio localizado atrás da administração da Usina de Furnas. Inicialmente, eram operadas as subestações de Guarulhos, Mogi das Cruzes, Campinas e Cachoeira Paulista.

 


Sala de Controle e primeiro painel mímico do CTRS.O na instalação provisória em Campinas-SP – Operadores Jaime e Geraldo.


Em 1º de janeiro de 1982 foi oficialmente criado o SDRA.O – Seção Despacho Regional de Campinas e toda a equipe foi transferida para Campinas, novamente em uma instalação provisória, numa antiga edificação que fora residência de funcionários da Subestação de Campinas.

Para realizar a transferência foi necessário elaborar uma logística complexa, pois a supervisão da operação não podia ser interrompida. Uma equipe formada por engenheiros e técnicos permaneceu na Usina de Furnas e outra, paralelamente, foi assumindo a coordenação da operação em Campinas.

 

Sala de Controle já no prédio atual – operadores Dester, Escudero e Neidvar.


Em 01 de maio de 1986 a Diretoria de Operação sofreu uma reestruturação, passando a se chamar Diretoria de Produção e Comercialização de Energia. Na nova organização, o “Despacho de Campinas” foi alterado para Divisão, sendo denominado Centro de Operação Regional São Paulo – CTRS.O, ainda sob a Gerência do Departamento de Operação do Sistema – DOS.O.

Também em 1986, o CTRS.O foi transferido para a sua nova sede, onde se encontra atualmente. Por ocasião desta transferência, novamente foi necessário articular toda uma estratégia logística, que se mostrou mais uma vez complexa, uma vez que praticamente todo o sistema de transmissão da UHE Itaipu já estava em operação.

 


Sala de Controle antiga – painel mimico – operador Eduardo Maidel.

 

 
Nova Sala de Controle – após a reforma em 2004 – operadores Hélio e Alessandro.


O Centro de Operação São Paulo foi totalmente reformado em 2004, com a modernização da sala de controle, salas da administração, comercial, auditório, simulador e sala de treinamento, além de toda a atualização de recursos tecnológicos, painel videowall, consoles e sistemas computacionais de última geração.

 


Vista frontal do prédio atual

 


Sala de Controle atual – postos dos operadores e videowall – operadores Rafael, Eduardo e Carlos.


Ao longo de 2021, mesmo com todas as dificuldades da pandemia, o sistema antigo de ar condicionado, que utilizava grande quantidade de água para troca de calor, foi substituído por um sistema mais moderno e eficiente, trazendo mais conforto e segurança tanto para as equipes quanto para os sistemas internos do Centro.

 


Usina Hidrelétrica de Jaguari


Desde 1º de janeiro de 2021, o CTRS.O também está supervisionando remotamente a operação da UHE Jaguari.