Certificados de Energia Renovável


 

Certificados de Energia Renovável – Um novo negócio para FURNAS


A preocupação com as emissões de gases de efeito estufa, os GEE, criou um mercado para comercialização de certificados de energia renovável. FURNAS é pioneira no Grupo Eletrobras na oferta desses certificados, que auxiliam as empresas que buscam políticas mais sustentáveis, além de manter firme seu compromisso em estimular práticas consoantes ao mercado ESG, sigla que significa Enviromental, Social and Governance, ou em português, Ambiental, Social e Governança.

Ao adquirir os certificados equivalentes ao montante da energia consumida, o beneficiário comprova sua origem renovável. O investimento ajuda no cumprimento das metas de sustentabilidade porque permite a compensação das emissões indiretas de gases de efeito estufa no âmbito do Programa Brasileiro GHG Protocol.

FURNAS comercializa dois tipos de certificados de energia renovável. O primeiro deles é o I-REC, emitido por meio da Plataforma Internacional I-REC Standard e proveniente dos empreendimentos de FURNAS certificados pelo Instituto Totum: as usinas hidrelétricas de Itumbiara e Serra da Mesa, ambas em Goiás, e o Parque Eólico de Fortim, no Ceará.  

O segundo é o RECFY, Certificado de Energia Renovável emitido pela Plataforma RECFY, de propriedade de FURNAS e que opera por meio de tecnologia blockchain de ponta a ponta – o que garante a inviolabilidade dos certificados e a certeza de que não serão contabilizados mais de uma vez -, originados na Usina Hidrelétrica Mascarenhas de Moraes (SP/MG), e agora também no Complexo Hidrelétrico de Simplício, formado pelas hidrelétricas de Anta e Simplício. 

FURNAS já realizou leilões para comercialização de certificados de energia renovável e é atualmente a quarta maior emissora de I-RECs do Brasil, dentre as detentoras de ativos, segundo o benchmarking 2021 divulgado pelo Instituto Totum, único representante da Plataforma I-REC Standard no Brasil.   

Recentemente, FURNAS venceu a licitação promovida pelo Banco do Brasil para fornecer Certificados de Energia Renovável, os I-RECs. A empresa comercializou cerca de meio milhão de certificados, originados de empreendimentos geradores de energia renovável, para compensação de emissões de gases de efeito estufa (GEE) gerados pelo consumo de energia elétrica do banco.

“O incremento da comercialização de certificados de energia renovável é uma realidade mundial como resultado direto do esforço das empresas em comprovar a compensação de suas emissões de gases de efeito estufa. É uma alternativa eficaz e de fácil acesso para companhias que buscam políticas mais sustentáveis”, afirma Fabiana Teixeira, superintendente de Estudos de Mercado e Inovação de FURNAS.   

O levantamento do Instituto Totum mostra, ainda, que o número total de emissão de I-RECs no Brasil mais que dobrou de 2020 para 2021, de quatro milhões de certificados para mais de nove milhões. A principal fonte geradora de certificados no país, em 2021, foi a eólica, seguida da hídrica e da biomassa. O Brasil é o país do mundo que tinha, naquele ano, mais usinas cadastradas para emissão dos certificados, 266 empreendimentos e mais de 33 mil megawatts de capacidade instalada de energia limpa e renovável certificada.? 

Já a plataforma RECFY foi validada nos preceitos do Programa Brasileiro GHG Protocol e da NBR ISO 14.064-2:2007 pelo Bureau Veritas, e o certificado RECFY é comercializado por FURNAS desde junho de 2021.

Menos de um ano depois de lançar sua plataforma própria, FURNAS já comercializou mais de dois milhões de RECFYs, cerca de 60% de seu estoque da geração de 2021, e está com 30% do seu estoque para 2022 já contratado. Ainda de acordo com Fabiana Teixeira, a comercialização de RECFY em 2021 atingiu mais que o dobro da meta inicial: “O sucesso obtido na comercialização de nosso certificado próprio demonstra a robustez da plataforma e está alinhado com a crescente expansão da demanda por soluções de descarbonização”. 

Clique aqui e saiba mais sobre o RECFY