Adesões e compromissos
Como empresa ambiental e socialmente responsável, FURNAS firmou ao longo dos anos inúmeros pactos e compromissos na busca pela promoção da cidadania e do desenvolvimento humano.
-
Campanha Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
- Compromisso Empresarial Brasileiro para a Biodiversidade
Movimento Elas Lideram 2030
O movimento tem o objetivo de estabelecer metas claras para que empresas integrantes da Rede Brasil do Pacto Global aumentem a quantidade de mulheres em cargos de alta liderança. FURNAS é uma das 68 empresas engajadas nesta causa, cuja meta é ocupar, até 2025, 30% desses cargos.
Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça
FURNAS fomenta ações que promovem a equidade de gênero e raça, alinhadas com os compromissos governamentais e indicadores corporativos. A empresa realiza ações internas e externas que estimulam o debate para a formação de uma sociedade mais justa e igualitária.
Desde 2007, FURNAS está entre as empresas brasileiras contempladas com o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça.
Princípio de Empoderamento das Mulheres
Criados pela ONU Mulheres e pelo Pacto Global, os sete princípios de Empoderamento das Mulheres ajudam a comunidade empresarial a incorporar em seus negócios valores e práticas que visem à equidade de gênero e ao empoderamento das mulheres. FURNAS declara o seu apoio aos princípios desde agosto de 2011.
Em 2014, FURNAS recebeu o Prêmio WEPs Brasil, reconhecimento às corporações que promovem a igualdade de gênero em seus negócios e nas comunidades em que estão inseridas, com base nos sete princípios de Empoderamento das Mulheres. A premiação leva a chancela do Pacto Global da ONU e ONU Mulheres. Em 2016, FURNAS ficou com a prata na categoria Empresa de Grande Porte. Também em 2016, a Fundação Real Grandeza, dos empregados de FURNAS e Eletronuclear, recebeu o bronze na mesma categoria, entre as Empresas de Médio Porte.
Compromisso Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Desde 2009, a empresa também participa do Programa na Mão Certa, que visa mobilizar governos, empresas e organizações da sociedade para o enfrentamento mais eficaz da exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras. A iniciativa é coordenada pela Childhood Brasil, fundada em 1999 como o braço brasileiro da World Childhood Foundation, criada pela rainha Sílvia, da Suécia. Desde então, a instituição concede à FURNAS, como reconhecimento das suas ações, a Certificação no Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A partir de 2021, a empresa passou a ser uma mantenedora bronze do Programa.
Programa Empresa Amiga da Criança
Por seu engajamento em iniciativas voltadas à erradicação do trabalho infantil e disseminação dos direitos da criança e do adolescente, FURNAS recebe desde 2017, o selo de Empresa Amiga da Criança, da Fundação Abrinq. Este é um reconhecimento às empresas que desenvolvem ações para a promoção dos direitos de crianças e adolescentes, sobretudo que enfrentamento ao trabalho infantil.
Selo Programa Empresa Amiga da Crianca
ISO 26000
Como observador da Indústria, FURNAS integrou a delegação brasileira formada por especialistas de Brasil e Suécia que elaboraram a ISO 2600. A norma não tem caráter de certificação, mas oferece diretrizes para que as organizações melhorem o desempenho em responsabilidade social. Foi criada para orientar empresas de diferentes portes e áreas de atuação que desejam incorporar em seus processos decisórios os princípios relacionados à responsabilidade social, de modo a avaliar os impactos positivos e negativos de suas ações. Além de FURNAS, a delegação contou com representantes de mais de 90 países e 40 organizações internacionais e regionais.
A ISO (International Organization for Standardization) foi criada em 1946 e tem sede em Genebra, na Suíça. Possui como associados organismos de normalização de cerca de 160 países e é líder mundial no desenvolvimento de normas.
ODS
Em setembro de 2015, chefes de Estado, de Governo e representantes da Organização das Nações Unidas (ONU) reuniram-se e adotaram a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. A iniciativa propõe uma ação mundial conjunta, com o objetivo maior de erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta. Para isso, foram estabelecidos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Desde então, FURNAS é signatária dos princípios do pacto global do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Como uma das principais empresas do país, FURNAS participa desta corrente de forma proativa. A partir de parcerias com instituições locais, construiu um plano de ação, buscando o desenvolvimento sustentável por meio de apoio às iniciativas definidas pela comunidade. A empresa apoia os projetos alinhados com os ODS e a nova agenda 2030 da ONU com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Para mais informações sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030, acesse a página da iniciativa.
Diretrizes para a implantação dos ODS
Pacto Global
Iniciativa desenvolvida pelo ex-secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan, o Pacto Global estabelece 10 princípios. O objetivo é mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.
FURNAS aderiu ao Pacto Global em 2003. A empresa participa do Grupo de Trabalho em Direitos Humanos e Trabalho do Pacto Global, que elabora e melhora ferramentas e diretrizes para ajudar as empresas a desenvolver mecanismos para respeitar e valorizar os direitos humanos. Desde então, é membro ativo e renova anualmente seu compromisso por meio de declaração do presidente da empresa, publicando os Relatórios de Sustentabilidade no websitedo Pacto, sob a forma de Relatório de Progresso (Communication on Progress).
Compromisso Mudanças Climáticas
FURNAS assumiu publicamente a Declaração de Compromisso da Eletrobras sobre Mudanças Climáticas. O documento é um compromisso formal de adoção de medias em prol da excelência gerencial e de estratégia unificada nas empresa do Grupo, a fim de minimizar ou compensar emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) produzidas por suas atividades.
Desde 2013, FURNAS instituiu metas de redução de GEE. Até 2021, a empresa pretende reduzir as emissões em 0,3% a cada ano, aderente à meta proposta pela Eletrobras.
A empresa participa, ainda, nas discussões sobre adaptação às mudanças climáticas, na iniciativa Empresas pelo Clima (EPC), que influenciou a criação de uma força tarefa (FT1) para tratar do tema. Após intensa discussão na força tarefa (FT2) em 2016, FURNAS passou a incorporar no seu inventário as emissões e as remoções oriundas de mudança de uso do solo.
Ao longo de 2017, FURNAS elaborou o primeiro Projeto de Pegada de Carbono do sistema Eletrobras, ainda que em escala piloto. A iniciativa foi desenvolvida na Linha de Transmissão (LT) Xavantes – Pirineus de 230 kV para mapear os impactos ambientais de emissões de GEE. O projeto contempla desde a etapa de obtenção dos materiais até a fase de implementação, identificando oportunidades de melhoria na gestão de riscos e minimizando os impactos dos suprimentos/matérias-primas.
Declaração de Compromisso da Eletrobras sobre as Mudanças Climáticas
GHG Protocol
Desde 2008, FURNAS é membro fundador do Programa Brasileiro GHG Protocol. Trata-se de uma ferramenta desenvolvida pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) e World Resources Institute (WRI), para que as empresas efetuem a medição e a gestão de suas emissões de GEE por meio de metodologia internacionalmente aceita. Essas informações são requeridas hoje pelos índices de sustentabilidade empresarial nos mercados nacional (ISE Bovespa) e internacional (Dow Jones Sustainability Index).
Em 2017, o inventário de FURNAS recebeu pelo quinto ano consecutivo o Selo Ouro, atribuído às corporações que dispõem de estudos completos das emissões de GEE verificados por organismos credenciados pelo Inmetro. A empresa também é uma das empresas pioneiras do Sistema de Comércio de Emissões (SCE), instituído pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVCes), que simula o comércio de emissões de carbono.
Compromisso Empresarial Brasileiro para a Biodiversidade
Compromisso Empresarial Brasileiro para a Biodiversidade
Certificação da World Breastfeeding
Furnas recebeu certificação da World Breastfeeding em 2022. A certificação é um reconhecimento da World Alliance for Breastfeeding Action (WABA). A World Alliance for Breastfeeding Action (WABA) é uma rede global de indivíduos e organizações dedicadas à proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno em todo o mundo. O trabalho da WABA está baseado nas Declarações de Innocenti, nos Dez Elos para Nutrir o Futuro e na Estratégia Global da OMS/UNICEF para a Alimentação de Lactentes e Crianças Pequenas.