Mercado ESG


O Mercado ESG no Mundo se caracteriza pela busca de padrões de sustentabilidade e valorização de boas práticas. As três letras pertencem ao cotidiano dos maiores investidores e executivos do mundo e significam a sigla em inglês: Enviromental, Social and Governance (ESG). Ou seja, ESG representa um conjunto de fatores e critérios que tornam a filosofia de qualquer investimento mais sustentável no sentido de valorizar questões ambientais, sociais e de governança corporativa.

Em seus 63 anos de experiência nos segmentos de geração e transmissão de energia elétrica, FURNAS possui ampla capacidade de geração (18.146 MW de capacidade instalada) e 97,9% de sua matriz proveniente de fontes renováveis o que traduzem seu compromisso com o meio ambiente. Desde 2008, FURNAS é membro fundador do Programa Brasileiro GHG Protocol. Trata-se de uma ferramenta desenvolvida pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) e World Resources Institute (WRI), para que as empresas efetuem a medição e a gestão de suas emissões de GEE por meio de metodologia internacionalmente aceita. Essas informações são requeridas hoje pelos índices de sustentabilidade empresarial nos mercados nacional (ISE Bovespa) e internacional (Dow Jones Sustainability Index). Em 2018, na comemoração dos dez anos do Programa Brasileiro do Brasileiro GHG Protocol (GHG Protocol), a empresa recebeu o Selo Ouro pelo sexto ano consecutivo, graças ao seu inventário de gases de efeito estufa. A premiação demonstra a integralidade e a transparência nas informações do inventário de emissões, bem como o compromisso em combater os efeitos das mudanças climáticas.

No aspecto Governança, FURNAS adota o Programa Eletrobras 5 Dimensões, implantado em todas as Empresas Eletrobras, com o objetivo de cumprir com as normas internacionais de governança corporativa e de fortalecer a gestão de integridade corporativa. 

O compromisso social de FURNAS tem sido traduzido em investimentos no desenvolvimento local e auxílio à geração de renda das mais diversas comunidades em que atua nos 15 Estados e no Distrito Federal, por meio de seus empreendimentos, com ações:  educacionais, culturais, de preservação ambiental, de prevenção e segurança.