Como geramos valor
Está na natureza do nosso negócio gerar valor à sociedade, por meio do acesso à energia, recurso essencial ao desenvolvimento econômico e social. Trabalhamos de modo a potencializar essa geração de valor com uma operação mais eficiente, com responsabilidade e integridade nas relações com os diferentes recursos necessários à sustentabilidade do negócio.
Modelo de Criação de Valor | |
Demonstração de Valor Adicionado – DVA | |
Resultado de FURNAS no Índice de Sustentabilidade Empresarial - ISE | |
Veja a evolução de Furnas no ISE B3 nos últimos 5 anos |
Índice de Sustentabilidade Empresarial
O Índice de Sustentabilidade Empresarial - ISE é uma ferramenta para análise comparativa da performance das empresas listadas na B3 sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, baseada em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa. Também amplia o entendimento sobre empresas e grupos comprometidos com a sustentabilidade, diferenciando-os em termos de qualidade, nível de compromisso com o desenvolvimento sustentável, equidade, transparência e prestação de contas, natureza do produto, além do desempenho empresarial nas dimensões econômico-financeira, social, ambiental e de mudanças climáticas.
Lucro Econômico e Equilíbrio do Crescimento
A Eletrobras, por meio da Nota Técnica DSDS 001-2022, apresentou a metodologia e cálculo aproximado do Lucro Econômico, a partir do indicador EVATM (Valor Econômico Adicionado), e do Equilíbrio do Crescimento (razão g/g*), para as empresas Eletrobras que apresentaram crescimento de seus patrimônios líquidos para o ano de 2021.
Segundo a NT DSDS 001-2022, são os seguintes os resultados de Furnas:
- EVA (R$mil): 2.497.364
- Razão g/g*: 2,56
O lucro econômico se diferencia das formas convencionais de análise financeira, como o lucro contábil, por considerar o custo de oportunidade na apuração dos resultados gerenciais, refletindo o retorno obtido pelas decisões de investimento e de financiamento após a dedução do custo do capital investido.
Já o equilíbrio do crescimento é um indicador que se propõe a comparar a taxa de crescimento do volume de negócios da empresa (g) e a taxa pela qual a empresa pode crescer de forma equilibrada, sem comprometer sua saúde financeira (g*).
Fonte: http://www.b3.com.br