Coleta de lixo no Lago de Furnas


Ação de FURNAS coleta mais de meia tonelada de lixo no Lago de Furnas


Iniciativa foi realizada em parceria com a Alago, Instituto EcoFaxina, Marinha e reuniu mil voluntários

 

Publicado em 04/12/2021

FURNAS promoveu neste sábado, 4 de dezembro, em oito municípios vizinhos ao Lago de Furnas, uma grande ação ambiental simultânea, com mutirão de limpeza e reflorestamento, com o plantio de 580 mudas de espécies nativas do Cerrado e Mata Atlântica. A iniciativa, realizada em parceria com a Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago) e com o Instituto EcoFaxina contou com a importante presença da Marinha do Brasil, reuniu cerca de mil voluntários nas cidades de Alfenas, Três Pontas, Boa Esperança, Cristais, Guapé, Capitólio, São José da Barra e São João Batista do Glória. A atividade lembrou a importância do Dia Internacional do Voluntário, comemorado no dia 5 de dezembro. Participaram do mutirão grupos de escoteiros, ciclistas, mergulhadores, estudantes das escolas municipais, além de representantes do poder público. 

“É um momento muito especial para FURNAS, municípios e sociedade. Essa intervenção ambiental é importante para a recuperação das águas e para conscientizar a população sobre a necessidade do descarte correto do lixo”, destaca Ana Cláudia Gesteira, superintendente de Comunicação e Relações Institucionais da empresa.

A ação faz parte do projeto IARA (Intervenção Ambiental para Recuperação das Águas), que tem como meta realizar a limpeza e a recuperação de rios e córregos que atravessam as unidades de operação da FURNAS espalhadas pelo Brasil.  “Temos uma atuação permanente, orientada por políticas ambientais e sociais que promovem a integração harmônica dos nossos empreendimentos com o meio ambiente e a comunidade. Os resíduos sólidos recolhidos serão destinados às cooperativas de catadores que farão uma triagem para separar o que pode ser reciclado e dar o destino correto ao material que não for possível reaproveitar”, reforça a superintendente. 

Minas Gerais é o segundo estado a receber atividades do projeto IARA. O primeiro foi o Rio de Janeiro e a expectativa é poder ampliar o projeto para outros estados brasileiros. O programa reforça o compromisso de FURNAS em apoiar ações que coloquem em prática o cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), respeitando as necessidades e características dos locais onde a empresa atua.  O IARA está ligado aos ODSs 10 (Reducão das Desigualdades), 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e 15 (Vida Terrestre). 

Em outra atividade, São João Batista do Glória ganhará pinturas de artistas grafiteiros e crianças sobre a temática ambiental. A iniciativa valoriza a qualidade artística, chama a atenção para questões sócio ambientais, e dá oportunidade para artistas urbanos divulgarem sua arte.  

“A parceria com FURNAS é muito importante. O desenvolvimento dessa ação beneficia todos os municípios do entorno do Lago de Furnas e contribui para a preservação da natureza da nossa região. É algo que esperamos difundir ainda mais com a conscientização das pessoas”, conclui Fausto Costa, secretário-executivo da Alago.


Mais Informações:

Atendimento à Imprensa Furnas
Tel: 021 2528-2107/3696
Plantão: 021 99470-4437
imprensa@furnas.com.br