II Olimpíada Nacional de Inovação das empresas Eletrobras
O objetivo da competição é disseminar o empreendedorismo, inovação e geração de valor para as companhias
???????Publicado em: 13/05/2021
O presidente e diretor de Administração de FURNAS, Pedro Brito, e o diretor de Gestão e Sustentabilidade da Eletrobras, Luiz Augusto Figueira, anunciaram a realização da II Olimpíada Nacional de Inovação das Empresas Eletrobras durante webinar ocorrido na tarde de terça-feira, 11/5, para apresentação dos planos de negócio dos cinco projetos selecionados na primeira edição da competição. A meta dos empreendedores é oferecer novos serviços e produtos às empresas Eletrobras e ao mercado. O próximo passo é a implementação dos projetos pelas equipes responsáveis, após seis meses de treinamento com oficinas, desafios e mentorias ao longo da Jornada Empreendedora.
“Foi um programa inovador no seu formato, com a participação de todas as empresas do grupo, sem um vencedor propriamente dito porque todos os projetos são vencedores, além de ser uma oportunidade de formar novos negócios”, destacou Pedro Brito. “As empresas ganham porque atuam diretamente no empreendedorismo, assim como ganham os participantes porque estão inseridos num programa de aprendizado”, complementou o presidente da empresa.
Os projetos Inovaplace, Valorize e Se, Energy Business Analytics Solutions, Eletrogás (Hidrogênio Verde) e Studio de Software (CEI-ARC) foram desenvolvidos por funcionários de FURNAS, Eletrobras, Eletronuclear, Chesf e Cepel. Em comum, todas as propostas visam aumentar a eficiência, gerar novas receitas e desenvolver o corpo técnico das empresas. Com o fim da Jornada Empreendedora, que reuniu cerca de 20 profissionais e contou com 10 workshops, a meta é desenvolver os projetos vencedores pelos próximos cinco anos, em alinhamento aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Luiz Augusto Figueira avalia que a competição ganhou grandeza a partir do momento que foi difundida para todas as empresas do grupo. “A próxima olimpíada a gente pensa em fazer maior, com mais divulgação, inclusive para fora do grupo porque é importante nós mostrarmos os talentos que temos em casa”, enfatizou. A segunda edição do evento ainda não tem data definida, mas será comunicada aos colaboradores após ajustes no formato da competição.
O gerente de Educação, Desenvolvimento e Inovação Corporativa de FURNAS, Thiago Peixoto, responsável pela organização da competição, relembrou o histórico de inovação da companhia e informou que é a primeira Olimpíada nacional a reunir oito empresas. “Ficamos felizes em saber que teremos uma segunda edição e vamos avaliar a expansão do evento para outros stakeholders do setor elétrico, como agências e órgãos reguladores, para tornarmo-nos mais competitivos e eficientes”, disse.
O superintendente de Gestão de Pessoas de FURNAS, Ricardo André Marques, ressaltou que a experiência da olimpíada contribui para etapa de transformação cultural que todas as empresas ao redor do mundo estão empenhadas. “A inovação é a propulsora de um futuro mais forte, mais sólido e a nossa ideia, com a apresentação dos projetos, é consolidá-la como uma característica organizacional que permeia todos os processos de FURNAS”, enfatizou.
O evento online está disponível e pode ser acessado no link https://youtu.be/MVPf-Ei0Xkw
Atendimento à Imprensa Furnas
Tel: 021 2528-2107/3696
Plantão: 021 99470-4437
imprensa@furnas.com.br