Biodiversidade


FURNAS realiza as atividades de gerar e transmitir energia sempre consciente da necessidade de conservação da Biodiversidade. A empresa atua em ecossistemas terrestres e aquáticos localizados, principalmente, em áreas de influência dos biomas Mata Atlântica e Cerrado. Ao implementar empreendimentos em áreas ecologicamente relevantes, FURNAS atende aos requisitos legais definidos pelos Órgãos Ambientais. A empresa mantém foco na prevenção da poluição, na minimização das interferências diretas e indiretas no Meio Ambiente e dos riscos à saúde pública.
 

Fauna
 

Flora
 

Áreas protegidas
 

Água
 


A gestão ambiental é considerada no planejamento dos novos projetos e no dia a dia das unidades em operação. Anualmente, são realizados e concluídos diversos planos e programas tais como: Monitoramento Limnológico e da Qualidade da Água, Monitoramento da Ictiofauna (peixes), Monitoramento e Conservação da Fauna Terrestre, Educação Ambiental, Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Monitoramento de Efluentes, Atendimento à Emergências, Controle de Processos Erosivos, Recomposição da Vegetação, dentre outros.

A realização de estudos ambientais de diagnóstico e monitoramento, bem como a execução de projetos apoiados pela empresa, geram importantes dados científicos, que FURNAS divulga visando disseminar o conhecimento sobre a fauna e flora dos locais onde seus empreendimentos estão inseridos. São publicaçõesem formato que alcance um público abrangente e diverso, desde o universo acadêmico até instituições públicas e privadas, que tenham interesse no tema e, principalmente, a população local diretamente relacionada aos empreendimentos da Empresa. Disponível em Publicações Ambientais.

Em janeiro de 2021, o artigo “PlasticIngestionbyCommercialend Non-CommercialFishesfrom a Neotropical River Basin”, elaborado com dados oriundos do monitoramento da ictiofauna da UHE Simplício, foi publicado na revista Water, Air, andSoilPollution (Holanda), com coautoria de colaboradores da Empresa. O artigo aborda a questão da poluição dos ecossistemas de água doce brasileiros por resíduos plásticos e apresenta evidências de ingestão de microplástico por peixes na bacia do rio Paraíba do Sul.  Disponível no Repositório Institucional UNESP.

Em julho de 2021, o artigo “The mysteriouswhitedeer: anomalouscoloring in different Neotropical deer”, também com coautoria da Empresa, foi publicado no periódico científico MammalianBiology, abordando casos de coloração anômala em espécimes de veado Mazama sp., incluindo um espécime encontrado na Mata Atlântica de São Paulo, no âmbito de um Monitoramento de FURNAS. Disponível no Springer Link.

Além dos monitoramentos já citados, com o objetivo de “Evitar e Reduzir” impactosem linhas de transmissão são adotadas medidas preventivas, entre elas: definição do traçado evitando interferências em áreas protegidas e em fragmentos de mata nativa mais significativos; utilização de torres mais altas e a adoção de técnicas especiais de lançamento de cabos que diminuem o desmatamento em áreas com alto grau de biodiversidade.

Todas as atividades de meio ambiente são orientadas por uma Política que contempla diretrizes que visam a melhoria contínua do desempenho ambiental. Confira as Políticas Ambientais de FURNAS e da Eletrobras, além da Política de Gestão de Resíduos de FURNAS.