Modernização do setor elétrico
Modernização do setor elétrico vai provocar salto de inovação, avalia presidente de FURNAS
Pedro Brito analisou oportunidades de avanço tecnológico durante o Energy Virtual Experience 2020
O Presidente de FURNAS, Pedro Brito, participou nessa quarta-feira (25/11) do evento Energy Virtual Experience, ou EVEX2020, um evento totalmente online e ao vivo na área da Energia, que acontece entre os dias 23 a 27 de novembro.
Brito foi um dos debatedores do painel sobre Gestão, Empreendedorismo e Inovação para a Transição Energética, juntamente com a CEO da Íons Innovation e criadora do Hacking.Rio, Lindália Junqueira, o gestor de Estratégia e Inovação da EDP Brasil, Rafael Marciano, e a diretora global da Z-Tec/AB InBev, Juliana Rodrigues, além da moderadora Renata Abreu, CEO e fundadora do NRGHUB, primeiro hub de energia do Brasil.
Abreu quis saber do presidente Pedro Brito quais seriam os principais desafios e oportunidades de inovação, e o que está faltando para aumentar o número de startups do setor de energia.
“Inovação é questão de mudança de cultura, ainda mais no setor elétrico, que ainda é muito tradicional. FURNAS tem conseguido caminhar muito rápido graças ao apoio da alta administração. Como estamos em 15 estados do Brasil, é um grande desafio permear todas essas regiões com inovação, mas com a digitalização exigida pela pandemia foi possível reunir pessoas de várias áreas da empresa em uma única plataforma, reduzindo o espaço entre os empreendedores e destravando iniciativas. Temos colhido muitos frutos, inclusive com geração de caixa. Áreas, que antes ficavam alheias apenas consumindo tecnologia, já mostram uma visão de inovação e o mais importante: com empolgação e engajamento”, afirmou ele.
O executivo citou a Olimpíada Nacional de Inovação, com a participação de oito empresas do grupo Eletrobras, e o MIT REAP como exemplos de iniciativas que têm trazido uma atualização de mindset, gerando ambiente propício para startups se desenvolverem nas empresas de energia. Segundo o presidente de FURNAS, a modernização do setor elétrico vai provocar um salto de inovação, mas a regulação e a burocracia continuam sendo um grande entrave.
O EVEX2020 busca respostas para a seguinte questão: Como (re)acelerar a Transição Energética Ibero-Americana em um mundo pós-COVID-19? O objetivo do evento é conectar os principais agentes setoriais da Península Ibérica e da América Latina, em busca de respostas sustentáveis para a questão, a partir do desenvolvimento do conceito de “novo normal” no setor de energia.
Mais Informações:
Atendimento à Imprensa Furnas
Tel: 021 2528-2107/3696
Plantão: 021 99470-4437
imprensa@furnas.com.br