Olímpiada Nacional de Inovação Eletrobras
I Olimpíada Nacional de Inovação Eletrobras anuncia os projetos vencedores
198 inscritos no programa de desenvolvimento organizacional que estimula o intraempreedorismo e a inovação
A I Olimpíada Nacional de Inovação Eletrobras já tem os vencedores da primeira edição do evento, que reuniu de forma inédita oito empresas. O objetivo da ação é preparar e incentivar a execução de projetos inovadores liderados pelos próprios colaboradores, por meio da identificação de problemas ou oportunidades de soluções. A competição contou com 198 colaboradores inscritos. Desse total, 40 foram selecionados e 10 líderes chegaram até a disputa final. Todos os participantes receberam formação em Design Thinking, Lean Startup e Psicologia da Inovação, em um formato bootcamp (programa de ensino imersivo de alto impacto que foca nas habilidades para formar líderes de inovação mais rápido que o ensino tradicional), participaram de seletivas, desenvolvimento e proposição de projetos durante o processo.
O anuncio foi feito em evento online. O presidente de FURNAS, Pedro Brito, que estava em trânsito no momento do encontro, participou por meio de um depoimento gravado na nova sede da empresa e que foi exibido aos participantes. “Hoje é o grande dia da nossa Olimpíada e os números nos impressionam. Tivemos 198 inscritos, 40 selecionados. Foram ao todo 173 problemas e oportunidades identificadas, 374 ideias, 16 grupos e dez propostas finalistas. Isso mostra o quanto contamos com profissionais qualificados e inovadores. Após uma experiência como essa, os problemas passam a ser oportunidades de transformação, de negócios, e de melhorar a cada um de nós. Quem passa por um programa como esse se torna um empreendedor”, destacou.
A abertura foi feita pelo diretor de Gestão e Sustentabilidade da Eletrobras, Luiz Augusto Figueira, que reforçou que a inovação faz parte da estratégia a ser consolidada pelo grupo Eletrobras. “Esse é o tipo de competição em que todos saem ganhando. Com certeza é uma iniciativa de onde poderemos trazer soluções importantes para as nossas empresas”, destacou. A metodologia foi elaborada pelo gerente de Desenvolvimento Humano e Inovação de FURNAS, Thiago Peixoto, que mediou a apresentação dos trabalhos finalistas e participações durante o evento.
Em seguida foram iniciadas as apresentações dos 10 projetos finalistas. Os líderes tiveram três minutos para apresentar e defender as suas ideias. Após todas as exposições foi aberta a votação com participação de júri técnico (com peso de 70% na pontuação final), formado por oito profissionais das empresas do Grupo, e voto popular (com peso 30%). Entre os critérios de avaliação, foram considerados a clareza e relevância do problema apresentado, encaixe entre a solução proposta e o problema identificado e viabilidade da implantação da ideia.
Ao final da votação, os vencedores foram anunciados por Ricardo Andre Marques, Superintendente de Gestão do Capital Humano de FURNAS. Em primeiro lugar ficou o projeto “Geração de hidrogênio verde em Angra dos Reis”, apresentado por Juliana Oliveira (Eletronuclear), e que consiste em implementar uma planta modelo de geração de hidrogênio verde na Eletronuclear, para aproveitamento de excedente de hidrogênio com alto grau de pureza; o segundo lugar foi para “Metodologia de aceleração e monetização de produtos tecnológicos desenvolvidos dentro das empresas Eletrobras”, apresentado por Elber Bendinelli (Cepel), cujos benefícios propostos são o aumento de receita, ampliação de produtos tecnológicos e evitar falhas na transmissão de conhecimento; o terceiro lugar foi para o projeto “Valorize e SE”, liderado por Maria Cecília Sotero (Chesf) e que propõe um sistema de reconhecimento não monetário, mas de valorização e elevação da autoestima dos empregados.
A I Olimpíada Inovação Eletrobras está baseada na experiência de sucesso da execução de seis ciclos do programa Inova Furnas, que formou 75 multiplicadores, recebeu um total de 565 propostas de ideias e implementou dezenas de projetos que, juntos, já somaram, até junho de 2020, R$ 5,1 milhões em benefício para a Eletrobras Furnas.
Confira abaixo o ranking com os dez projetos finalistas e integrantes de cada grupo:
1. Geração de hidrogênio verde em Angra dos Reis
- Nelri Ferreira Leite (Eletronuclear)
- Luiz Fernando da Costa Cunha (FURNAS)
- Juliana de Souza Oliveira (Eletronuclear)
- Junior Passarelli Antunes (Eletronorte)
2. Metodologia de aceleração e monetização de produtos tecnológicos desenvolvidos dentro das empresas Eletrobras
- Elber Vidigal Bendinelli (Cepel)
- Juan Ignácio Patrício Rossi Gonzalez (Cepel)
- Isaac Lima Cardoso do Nascimento (Cepel)
- Darilena Porfirio (Eletronorte)
3. Valorize e SE
- Maria Cecilia Sotero Siqueira (Chesf)
- Daniella Nadler da Silva (Eletrobras)
- Fernanda Rocha Gomes de Brito (Eletronorte)
- Renato Antonio de Oliveira (Eletronorte)
4. Casa Arrumada
- Raphael Rocha Lemos (FURNAS)
- Delirose Ramos (FURNAS)
- Luiz Gustavo Costa (FURNAS)
5. Sistema de Business Analytics para apoio à gestão e à tomada de decisão
- André Quadros (Cepel)
- Carolina Ornelas (FURNAS)
- Edgar Reis (Chesf)
- Oscar Solano (Cepel)
6. Sistema inteligente para economia de energia
- Felipe Jaber (Eletrobras)
- Clóvis Nicoleit (CGT Eletrosul)
- Henrique Batista (Amazonas GT)
- Aliandro Almeida (Eletronorte)
7. Destinação de bens em desuso de forma ágil e consciente
- Alexandre Oliveira Lima (Furnas)
- Fernanda Marriel Platino (Eletrobras)
- Luís Mendes de Souza (CGT Eletrosul)
8. Comunidade O&M
- Breno Jacó (Chesf)
- Camila Capobiango (Eletrobras)
- Luis Gustavo (Chesf)
- Fabíola Pfeffer (Eletronorte)
9. Plataforma Sinapse: Promovendo conexões, aprimorando conhecimentos
- Carolina Furukawa (Eletronuclear)
- Leandro Lopes (Eletronuclear)
- Livia Fernandes (Eletronorte)
- Thiago Bisquolo (Eletronuclear)
10. BESTmarking
- Aída Ribeiro ( Eletronorte)
- Ana Paula Bressane (CGT Eletrosul)
- Katty Mehlan (CGT Eletrosul)
- Roberto Moraes (CHESF)
Mais Informações:
Atendimento à Imprensa Furnas
Tel: 021 2528-2107/3696
Plantão: 021 99470-4437
imprensa@furnas.com.br