FURNAS consolida teletrabalho ainda este ano
Regime de trabalho será devidamente implantado após aprovação da Diretoria Executiva
O teletrabalho em FURNAS deverá ser implantado ainda este ano, informou o superintendente de Gestão do Capital Humano, Ricardo André Marques. A informação foi confirmada na tarde desta quinta-feira, 05/11, durante o webinar “Normativo Teletrabalho”, transmitido ao vivo com a participação de quase 900 colaboradores da empresa e cerca de 150 dúvidas e manifestações postadas, evidenciando o elevado interesse no assunto. A implantação do trabalho remoto será realizada após análise específica por gestores de cada setor, em pleno acordo individual com a força de trabalho da companhia.
Em pesquisa respondida por 168 participantes, ao final do webinar, 90% consideraram que FURNAS está no caminho certo com a adoção da Política de Teletrabalho.
“É uma renovação do modelo das relações de trabalho, com foco na meritrocacia e nas entregas, visando uma lógica que prioriza resultados e não hora trabalhada”, explicou Marques. “Com isso, nós também estamos priorizando a qualidade de vida dos nossos colaboradores, que terão mais tempo para realizar outras atividades inerentes ao seu dia a dia”, complementou.
Desde março deste ano, por conta da pandemia, a empresa chegou a ter cerca de 80% da sua força de trabalho atuando remotamente, em cumprimento aos protocolos sanitários adotados por FURNAS. O diferencial agora é que, pela primeira vez, a companhia vai dialogar com cada colaborador para definir a execução do teletrabalho, que não será obrigatória, mas de comum acordo entre empresa e empregado.
“A pandemia acelerou o que seria inevitável. Estamos inaugurando oficialmente um ambiente de trabalho ao qual nos adaptamos muito bem”, destacou o presidente de FURNAS, Pedro Brito. Para ele, a empresa está acompanhando tendências globais, mantendo a inovação e o empreendedorismo como suas principais características”, complementou.
A advogada Fernanda Menezes, da Gerência de Jurídico Contencioso de FURNAS, apresentou detalhes de como a empresa pretende avançar na consolidação do teletrabalho, conforme a legislação vigente. “É importante ressaltar que a companhia está realizando uma escuta ativa com os colaboradores, na sequência manteremos tratativas com o sindicato e, ao final, enviaremos a proposta para aprovação da diretoria executiva”, acrescentou.
Para o superintendente de Tecnologia da Informação de FURNAS, Marcelo Piñeiro,o modelo de trabalho remoto tem mostrado indicadores positivos, e o Sistema de Gestão de Atividades pode apoiar tanto o planejamento quanto a avaliação na adoção desse modelo. “É uma ferramenta poderosa para que a cultura de gestão da empresa esteja alinhada ao modelo baseado em metas e resultados, valorizando os objetivos acordados entre gestor e colaborador”, enfatiza.
A assessora da Superintendência de Gestão do Capital Humano de FURNAS, Claudia Pocho, classificou que a medida adotada pela empresa deve privilegiar a produção intelectual colaborativa mediante termo aditivo contratual firmado entre a companhia e cada funcionário. “(O teletrabalho) Parte de uma visão estratégica para alavancar times ágeis e inovadores, mensurada de acordo com resultados apresentados em prazos estabelecidos pelos gestores de cada área”, ponderou.
Durante o webinar, algumas perguntas dos funcionários foram respondidas pelos palestrantes. Os questionamentos que não foram atendidos durante a transmissão ao vivo serão reproduzidos nos próximos dias, com os devidos esclarecimentos, em publicações nos canais de comunicação de FURNAS.
Assista aqui à gravação com a íntegra do webinar. A apresentação exibida durante o evento pode ser acessada clicando aqui.