Webinar Boas Práticas Ambientais
Webinar apresenta boas práticas ambientais de FURNAS
A equipe da Gerência de Gestão dos Meios Socioeconômico e Cultural de FURNAS realizou nessa quarta feira, 26/08, um webinar sobre os planos de gestão ambiental integrada e boas práticas ambientais adotadas pela empresa em todos seus empreendimentos. O encontro virtual, que chegou a ter 170 participantes, abordou temas como a gestão de resíduos sólidos, o controle e tratamento de efluentes e os perigos e riscos à saúde e segurança do trabalho e ao meio ambiente.
O engenheiro químico da Gerência de Estudos e Integração Ambiental (GEF.E) Eduardo Costa Faria apresentou os Planos de Gestão Integrada de FURNAS, como eles estão inseridos na estratégia da empresa, podem contribuir para a melhoria do desempenho ambiental e o atingimento das metas. “Os Planos de Gestão Integrada contribuem com cerca de 87% do questionário do ISE B3, o índice de sustentabilidade empresarial da Bolsa de Valores. É um percentual considerável” afirma ele.
A engenheira da Gerência de Gestão dos Meios Socioeconômico e Cultura, Ákilla Brito Santos, apresentou a planilha de avaliação de perigos, riscos, aspectos e impactos – PRAI e como o seu correto preenchimento pode ajudar a identificar os riscos à saúde, segurança e meio ambiente. “A planilha é feita em conjunto com os órgãos de operação, manutenção e segurança do trabalho. A PRAI é fundamental para pontual no ISE B3, ela é requerida pelos órgãos de controle na renovação das licenças, além de ser fundamental para o gerenciamento desses riscos e para aumentar a segurança do empreendimento” completa ela.
Ákilla também falou sobre os Planos de Atendimento a Emergências de FURNAS e suas diretrizes que são: Salvaguardar a vida humana, proteger o meio ambiente, proteger as instalações, manter a imagem e reputação e retomar a operação normal.
O engenheiro de produção João Teles de Menezes, também da GGS.E, falou sobre a Gestão de Resíduos Sólidos de FURNAS e suas prioridades, com base na Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS. “Toda instalação industrial precisa elaborar seu Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Em FURNAS o PGR estabelece controles e medidas desde a geração, identificação, condicionamento, armazenamento, transporte até a disposição final desses resíduos. Ele se aplica a todas as instalações da empresa e deve ser revisado a cada dois anos. Seu cumprimento possibilita, além do cumprimento da legislação, processos mais eficientes e lucrativos com a identificação de oportunidades de melhoria tanto para a empresa quanto para o meio ambiente. Alguns exemplos são a substituição a lâmpada fluorescente por LED, que tem um desempenho melhor, logo geram menos resíduos, o controle de impressão de documentos e a utilização de copos não descartáveis” afirmou ele.
A engenheira Juliana Bastos de Freitas, também da GGS.E, fechou o webinar falando sobre a gestão de efluentes líquidos e o Plano de Gestão e Monitoramento de Efluentes e Qualidade da Água. “A crise hídrica que vivemos é resultado da falta de planejamento, desperdício e poluição das águas. Para combater essa situação é fundamental uma gestão integrada das águas, avaliando todo o ciclo do saneamento, desde a captação da água até o lançamento dos efluentes gerados, considerando as fontes de captação, o tratamento, a forma de distribuição, sempre buscando a adequação e otimização desses sistemas” completa ela.
Mais Informações:
Atendimento à Imprensa Furnas
Tel: 021 2528-2107/3696
Plantão: 021 99470-4437
imprensa@furnas.com.br