Centro de Excelência para Automação de Processos


Furnas cria centro de excelência para automação de processos


Automação de processos reduz erros, aumenta a produtividade e libera colaboradores para funções mais estratégicas


Desde 2019 FURNAS desenvolve e implanta soluções de automação de processos para melhoria da produtividade e redução de custos por meio de tecnologia RPA, sigla para Robotic Process Automation. Já foram desenvolvidos robôs para demandas específicas, como o faturamento de passagens aéreas e o acompanhamento de projetos de P&D.

Os alvos da iniciativa são as atividades manuais e repetitivas, que demandam demasiado tempo de trabalho e atenção permanente. Agora, no entanto, a Superintendência de Tecnologia da Informação conta com uma nova ferramenta e proposta de trabalho que vai integrar essas iniciativas e elevar a automação em FURNAS a outro patamar.

“Estamos construindo um Centro de Excelência de RPAs, com uma equipe totalmente dedicada a desenvolver e implantar soluções de automação de processos em várias áreas da empresa. Queremos que as áreas de negócios tenham agilidade, autonomia e capacitação no desenvolvimento de soluções dessa natureza, com a ajuda e governança da TI” informa Marcelo Piñeiro, Superintendente da área.

O primeiro cliente dessa nova fase foi a Superintendência de Contabilidade. Com o apoio do Diretor de Finanças, Caio Pompeu, foi realizado um workshop para levantamento das necessidades da DF e elencados os processos prioritários para a automação. O primeiro robô já está em atuação na Contabilidade, na área Jurídico Tributária, fazendo um apanhando dos processos que são deliberados pelo CARF, o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, e produzindo relatórios diários.

“O acompanhamento dos processos administrativos do CARF que vem sendo feito pelo robô nos dá segurança sobre as informações, bem como tranquilidade no acompanhamento dos prazos. Para se ter uma ideia da importância das informações monitoradas, os processos que estão sendo acompanhados pelo RPA do CARF, totalizam cerca de R$ 3 bilhões” explica o Superintendente de Contabilidade, Jairo Oliveira

Segundo Marcelo Piñeiro, basicamente qualquer atividade que hoje é feita de forma manual ou repetitiva é uma candidata em potencial à implantação de um RPA. “A implantação de uma solução de RPA redefine o papel dos colaboradores, permitindo que estes exerçam atividades que o robô ainda não faz: pensar na melhoria dos processos e até questionar o trabalho dos próprios robôs” afirma ele.

“Estamos buscando outras alternativas de robôs para nos ajudar, principalmente nas áreas Contábil Tributária e Patrimonial. Nessas áreas, o foco da automação está na administração de centenas de planilhas, onde qualquer desvio tem impactos financeiros significativos. A iniciativa reduz ao mínimo o risco de erro e libera os colaboradores para realizarem o trabalho de análise e questionarem como podemos fazer melhor”, completa Jairo.

Segundo o Gartner, Inc, instituto internacional de pesquisas, a hiper-automação é uma das tendências tecnológicas para 2020 e integra ao RPA machine learning e inteligência artificial entre outras funcionalidades. “Com a contratação do Centro de Excelência, estamos nos preparando e estruturados para vencer mais esse desafio, que é um importante passo em direção ao futuro”, completa Ana Claudia Rodrigues, Gerente de Transformação Digital.


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