Centro Tecnológico de Engenharia Civil
Centro Tecnológico de Engenharia Civil de FURNAS, em Aparecida de Goiânia
O Centro Tecnológico de Engenharia Civil de FURNAS, localizado em Aparecida de Goiânia (GO), foi construído em 1983 e conta com modernas instalações voltadas para o desenvolvimento de pesquisas e estudos nas áreas de engenharia civil e hidráulica, assim como o controle tecnológico de qualidade, nas várias fases que compõem uma obra para geração de energia, em especial, e obras de infraestrutura em geral.
Os estudos conduzidos no local contribuem de forma relevante na análise de critérios, revisando e estabelecendo novos conceitos e gerando novos parâmetros a serem utilizados em projetos, resultando em obras seguras e mais econômicas. São estudos de construção de barragens com pesquisas que definem e otimizam o uso de materiais, minimizando custos e proporcionando melhor desempenho, segurança e durabilidade dos empreendimentos.
Entre os serviços prestados pelo Centro Tecnológico de Engenharia Civil estão Tecnologia do Concreto, Geotecnologia, Metrologia, Recuperação de Usinas e Desenvolvimento de Sistemas Construtivos. O Centro já prestou serviços a mais de 30 obras distribuídas entre 19 países dos cinco continentes.
No Brasil já foram atendidos mais de 170 empreendimentos hidrelétricos, do inventário até a operação, com serviços que vão desde o estudo da mecânica dos solos e das rochas, tecnologia e ensaios de durabilidade do concreto, instrumentação e segurança de barragens, calibração e verificação de instrumentos e estudos em modelos reduzidos.
Desde 2002, foram desenvolvidos diversos projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) que correlacionam características intrínsecas dos materiais com os desempenhos dos empreendimentos de energia ao longo de toda a sua vida útil.
Reconhecido internacionalmente, o laboratório está acreditado junto ao Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade Industrial (Inmetro) desde 1994 e mantém certificação ISO 9001 desde 1996.
Laboratório de Aerodinâmica Aplicada
O Laboratório de Aerodinâmica Aplicada é parte do Centro Tecnológico de Engenharia Civil de FURNAS, e vem se dedicando aos estudos voltados para a geração de energia eólica, desde a viabilidade, operação e otimização, até a manutenção, repotencialização e descomissionamento dos parques eólicos.
Desde a sua inauguração em dezembro de 2018, o Laboratório de Aerodinâmica Aplicada subsidia pesquisas que possam contribuir com informações estratégicas no âmbito técnico dos sistemas eólicos. Entre os objetivos está o aumento da capacidade de previsão da empresa quanto aos desempenhos principais dos sistemas a serem instalados, que, no caso dos empreendimentos eólicos, consiste na produção de energia e análise de comportamentos de pás, torres e fundações em longo prazo.
Uma iniciativa pioneira vem sendo desenvolvida no Laboratório de Aerodinâmica Aplicada de FURNAS, em Aparecida de Goiânia. Pela primeira vez no Brasil, a fundação de uma torre eólica é feita com a utilização da tecnologia batizada expanders bodies. Os testes estão sendo realizados com a instalação de um aerogerador de 30 kW no topo de uma torre metálica com 40 metros de altura.
A técnica permite a execução de estacas com grande agilidade e pode ser aplicada também em obras de contenção de escavações. Outra aplicação, já explorada, é a ancoragem e fundação de torres estaiadas. O estudo faz parte do projeto de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) “Metodologias e Infraestruturas Tecnológicas para Ampliação da Confiabilidade e Otimização de Empreendimentos de Energia”.
Túnel de Vento
Em dezembro de 2018 foi inaugurado no Laboratório de Aerodinâmica Aplicada o primeiro Túnel de Vento do país, voltado para estudos e pesquisas da geração de energia eólica. O objetivo do equipamento, que possui 27 metros de comprimento e levou um ano para ficar pronto, é estudar as estruturas necessárias para a geração de energia e submetê-las à ação do vento.
No túnel será possível mostrar a incidência do vento em equipamentos e torres dos parques eólicos para avaliar o comportamento do vento passando pelas estruturas, em sua potência real ou máxima, e como essas estruturas são impactadas. Desta forma, os profissionais conseguirão analisar a movimentação dos ventos e, assim, aprimorar a qualidade dos equipamentos, hélices e torres, para o melhor aproveitamento de cada unidade.
Centro Tecnológico de Engenharia Civil de FURNAS – Aparecida de Goiânia
Endereço: BR 153 - km 1.290 – Referência próximo a Fábrica da Mabel