Sistema Eólico Prototipado
FURNAS coloca em operação protótipo de sistema eólico
Objetivo do P&D é estudar a durabilidade de sistemas eólicos
A equipe de especialistas do Centro Tecnológico de Engenharia Civil de FURNAS, situado em Aparecida de Goiânia (GO), colocou em operação na última semana um sistema eólico piloto, denominado EOL40. É o protótipo de um sistema eólico, com aerogerador de 30 kW, tri-pás, com 7 metros de comprimento em cada pá, torre metálica em casca de aço e 40 metros de altura total. O sistema foi conectado à rede em 27/5.
O protótipo conta com várias instrumentações, medindo acelerações, deformações, inclinações e geração de energia, entre outros aspectos. A fundação que sustenta o aerogerador, feita em bloco de concreto sobre estacas do tipo expanded body, também está em avaliação. O sistema é mais um produto do projeto de P&D ANEEL “Metodologias e infraestrutura tecnológica para aperfeiçoamento das avaliações de confiabilidade e otimização de empreendimentos de energia”, iniciado em 2015.
“Os empreendimentos de engenharia precisam ser idealizados, planejados, implantados e operados de forma confiável e otimizada. Assim eles precisam ser seguros, duráveis, funcionais, exequíveis, rápidos, harmonizados, estáveis, e, principalmente, econômicos, considerando que o balanceamento destes requisitos está entre os grandes desafios da engenharia moderna”, explica o Gerente do Centro Tecnológico de Engenharia Civil de FURNAS, Renato Cabral.
Desde 2008, o Centro Tecnológico de Engenharia Civil de FURNAS tem se empenhado no conhecimento profundo dos sistemas eólicos. Em 2018 foi instalado no local um laboratório de aerodinâmica aplicado, onde são desenvolvidos vários serviços e projetos de pesquisas. A proposta deste laboratório é deter a visão mais integrada possível dos sistemas eólicos e linhas de transmissão, conjugando áreas teórica (com os modelos constituintes), laboratorial (com vários laboratórios especializados e destaque para o túnel de vento), e observacional (com um campo de protótipos instrumentados para validações dos estudos realizados). Esse é o caso do EOL40.
Ainda que os ventos sejam de baixa velocidade média no local de instalação, os objetivos do EOL40 são elevados. Com um sistema assim, instrumentado, a aquisição e tratamento de sinais poderá subsidiar análises, seleções, desenvolvimentos, integrações e validações de modelos teóricos previsores, de domínio físico, matemático e computacional, que são o ponto de partida para a concepção de sistemas efetivamente confiáveis e otimizados. Além disso, este sistema possibilita investigações sobre desvios entre respostas obtidas a partir de teorias, pacotes computacionais, ensaios laboratoriais e instrumentações de campo, tendo ainda potencial para auxiliar nas adequadas especificações dos monitoramentos e controles.
“O EOL40 reforça a importância estratégica do Centro Tecnológico de FURNAS para a competitividade empresarial, considerando ainda que o conhecimento técnico avançado é ingrediente básico dos tão perseguidos diferenciais e inovações, elementos cada vez mais requeridos para a sobrevivência corporativa em tempos de Sociedade Interconectada e Indústria 4.0”, completa Renato.
Mais Informações:
Atendimento à Imprensa Furnas
Tel: 021 2528-2107/3696
Plantão: 021 99470-4437
imprensa@furnas.com.br