Empregados aprovam protocolo de FURNAS contra o Coronavírus
Levantamento feito por e-mail identificou novas iniciativas e confirmou que as medidas adotadas pela empresa para enfrentar a Covid atendem às expectativas
Uma pesquisa feita pela Superintendência de Gestão do Capital Humano de FURNAS mostra que 97% dos empregados aprovam os protocolos adotados pela empresa para o enfrentamento ao coronavírus. De acordo com a avaliação feita por e-mail entre os dias 11 e 15 de maio, 92% dos que responderam afirmam que estão bem informados sobre as iniciativas de saúde, segurança e qualidade de vida da companhia para combater a Covid-19.
“O nosso objetivo com o levantamento foi apurar se as nossas ações de enfretamento estão sendo bem-sucedidas e também identificar que outras iniciativas precisam ser tomadas para aprimorar os resultados de enfrentamento à pandemia”, esclarece Ricardo André Marques, superintendente de Gestão do Capital Humano.
A pesquisa foi respondida por 1.361 colaboradores, sendo 45% do Escritório Central e 55% das áreas regionais. Entre os resultados apurados, 67% dos empregados se sentem muito preparados para enfrentar a Covid-19, enquanto 33% sentem-se poucos preparados e reconhecem que os empregados precisam ter mais atenção em relação aos procedimentos de prevenção.
A partir do questionário enviado por e-mail, os empregados também sugeriram 583 medidas para que os resultados continuem a ser positivos. Entre as iniciativas listadas estão o reforço na adoção por parte dos funcionários de ações de combate à Covid-19, ampliação dos testes para todos os trabalhadores e manutenção do teletrabalho pelo tempo que for necessário.
“Os resultados apresentados pela pesquisa demonstram que os protocolos adotados por FURNAS até o momento foram bem-sucedidos, o que reflete, inclusive, o baixo índice de contaminação na empresa. Porém, mais que reconhecer os esforços feitos até agora, a pesquisa nos orienta em relação à continuidade das ações para manter os empregados protegidos e a doença controlada entre os nossos colaboradores”, destaca o superintendente de Gestão do Capital Humano.
Principais conclusões da pesquisa:
- Comunicação permanente, indicada necessária, deve ser mantida, incluindo incentivar a adoção de hábitos de prevenção e divulgações de pautas positivas.
- A empresa alcançou uma comunicação adequada das medidas de prevenção Covid-19.
- O combate de FURNAS é feito de modo coordenado e eficaz.
- Os funcionários reconhecem que os papeis são desempenhados de forma institucional e coesa pela alta direção, áreas envolvidas e pelos gestores no enfrentamento ao coronavírus.
- Comunicação: os gestores são procurados quando necessário, sendo o segundo canal mais utilizado e eficaz depois do e-mail corporativo, têm demonstrado o valor para Furnas da preservação das equipes.
- Empresa segue sua operação de forma “tranquila”, sem prejuízo de suas atividades.
Além das iniciativas já apresentadas, há outras ações que estão em andamento, como a elaboração de política e procedimentos para teletrabalho; divulgação constante de novas medidas e protocolos de prevenção; implantação da plataforma de Sharecare: tecnologia para engajamento e integração e o projeto Cyberlabs de Inteligência Artificial para monitoramento em casa e de Riscos Covid e retorno ao trabalho, entre outros.
O resultado completo da pesquisa pode ser conferido aqui.