Escritório Central ganha plataforma de IA no combate à Covid

Equipamento fará o reconhecimento facial e detecção de estado febril por imagem térmica dos colaboradores e fornecedores


A partir desta sexta-feira, 29 de maio, os colaboradores de FURNAS que exercem funções essenciais de operação e manutenção e que seguem atuando na sede da empresa encontrarão uma novidade ao chegar ao trabalho. A companhia começa a instalar, em dois pontos do Escritório Central, na entrada da Real Grandeza e na entrada do Bloco E, equipamentos de uma plataforma de inteligência artificial de combate ao Covid-19.

"O sistema conta com totens de check-in com reconhecimento facial e detecção de estado febril via imagem térmica para controle individualizado de entrada dos colaboradores e fornecedores; sistema automático de detecção de aglomerações usando imagens obtidas das câmeras de sua sede e sistema de pontuação Covid-19, em que serão definidos pontos atribuídos aos espaços físicos e aos colaboradores, baseando-se na detecção de aglomerações e no cruzamento de dados de sintomas reportados ou observados e hábitos, indicando riscos de contágio", informa a gerente de Transformação Digital, Ana Cláudia Rodrigues. 

As informações orientarão os colaboradores e a equipe médica, sugerindo teletrabalho àqueles com risco Covid-19 intermediário e informando à equipe médica sobre colaboradores com alto risco. A plataforma também vai gerar alertas de sanitização de espaços físicos e auxiliará na tomada de decisão, sugerindo momentos ideais para as ondas de retomada do trabalho no escritório físico e colaboradores que participarão das ondas.

Inicialmente, a tecnologia será aplicada aos empregados que exercem funções essenciais e seguem atuando in loco para maximizar a garantia da execução destas atividades. Posteriormente, o equipamento será instalado nas demais unidades da companhia.

A tecnologia com foco em inteligência artificial e visão computacional foi desenvolvida pela Cyberlabs.Ai, empresa especializada em soluções inovadoras para grandes corporações. Com base nestes dois atributos, a empresa criou uma plataforma que utiliza imagens de câmeras para extrair informações gerenciais e dados relevantes para a operação.

“Além de ajudar no combate à pandemia, o investimento em inovação é fundamental para manter e perpetuar os negócios da empresa com a maximização de valor para todas as partes envolvidas. O uso de inteligência artificial irá complementar a atuação humana, auxiliando na tomada de decisões”, conclui Marcelo Fernandez Piñeiro, Superintendente de Tecnologia da Informação.

Desde o início da pandemia, FURNAS já adotou mais de 50 iniciativas para o enfrentamento ao coronavírus, incluindo aquisição de materiais para prevenção, serviços, testes e tecnologia.