Retomada de trabalho presencial será gradual em FURNAS
Superintendente de Gestão do Capital Humano, Ricardo André Marques, afirmou que o trabalho presencial será aplicado onde for necessário
A retomada de resultados em FURNAS foi tema de webinar realizado nesta quinta-feira, 30/7, em anúncio à volta do trabalho presencial em algumas áreas da empresa, a partir do próximo dia 11/8. A medida será feita seguindo critérios científicos e de maneira gradual, segundo o Superintendente de Gestão do Capital Humano, Ricardo André Marques.
“Faremos no modelo centrado em recuperação de resultados. Avaliamos por cerca de dois meses e observamos que existem áreas regionais focadas no processo de negócio da empresa que foram mais impactadas, por isso a criação deste protocolo, para dar mais solidez em nossa meta de retomar resultados”, explica Marques. “Estamos seguindo todas as recomendações legais e científicas adotadas regional, nacional e internacionalmente ”, acrescentou.
A empresa tem buscado as melhores práticas de mercado com o objetivo de gerenciar e diminuir riscos, preservando a saúde dos funcionários e terceirizados. “Temos hoje mais de 8.000 testes rápidos aplicados em nossos colaboradores, o que faz da empresa referência na prevenção e controle da pandemia entre a sua força de trabalho”, destacou o Diretor-Presidente interino de FURNAS, Pedro Brito.
Para ele, os resultados positivos (baixo número de casos, monitoramento, análise e controle) comprovam que a empresa acertou nos protocolos executados desde o dia 18 de março, inclusive com a adaptação em regime de trabalho remoto. “Desde então conseguimos manter nossas atividades em pleno funcionamento, mas existem algumas áreas que não pararam e precisam de apoio”, acrescentou.
A previsão é que o teletrabalho seja normatizado em breve, com foco em áreas que obtiveram resultados mais expressivos, conforme levantamento realizado ao longo do período pandêmico. A empresa fará ampla divulgação sobre a implantação do trabalho remoto como benefício aos funcionários.
Indicadores - A empresa adotará padrões conservadores na retomada das atividades presenciais. A estratégia foi elaborada em quatro linhas de defesa para as localidades onde FURNAS tem instalações ou cidades vizinhas. Serão diversas medidas preventivas antes (instalações, transporte), durante (avaliação individual) e depois (recursos para as pessoas) da chegada dos funcionários nos escritórios até o retorno para casa (organização e infraestrutura).
Foi desenvolvido ainda um criterioso sistema de indicadores com base em quatro premissas, como relatório estatístico semanal, avaliação de níveis de risco, projeção de desempenho e tendências da situação da pandemia em caráter global.
Durante a transmissão ao vivo, os funcionários da empresa fizeram perguntas e interagiram com a diretoria executiva. Os questionamentos não respondidos serão divulgados em breve. Uma das indagações levantadas foi referente à nova sede da empresa, no Rio de Janeiro, Escritório Central – localizada no Edifício Barão de Mauá, no centro da cidade.
As obras estão 98% concluídas e atualmente estão em fase de detalhes técnicos na área de telecom. A nova sede terá estrutura adaptada para o cenário atual em decorrência do coronavírus, como avisos de prevenção, distanciamento social e distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
O webinar contou ainda com a participação dos Diretores de Operação e Manutenção, Djair Fernandes; Regulação e Comercialização, José Alves; Finanças, Caio Pompeu Neto, além do Superintendentes de Tecnologia da Informação, Marcelo Piñero; Suprimentos, Leonardo Medina; o Gerente de Segurança do Trabalho, Sérgio Ricardo, e o médico de FURNAS, Luiz Humberto Werdine Machado.