Atendimento psicológico online: quando buscar?


Disponível desde a última semana, o atendimento psicológico online é uma das mais de 30 medidas de contingência adotadas por FURNAS


Disponível desde a última semana, o atendimento psicológico online é uma das mais de 30 medidas de contingência adotadas por FURNAS, com o objetivo de preservar a saúde e o bem-estar dos colaboradores. Uma equipe formada por cinco profissionais está à disposição para dar o suporte psicológico, orientações sobre estratégias de enfrentamento à crise e acolhimento enquanto durar a quarentena.

“A ausência de controle sobre os acontecimentos, a falta de previsão de uma resolução, além da ameaça iminente à vida, fazem com que os indivíduos experimentem, em algum nível, emoções como medo, ansiedade, raiva, tristeza, irritação e culpa”, destaca Ivna Matheus, psicóloga da Gerência de Segurança do Trabalho e Saúde. “O aumento da produção de cortisol por conta do estresse contínuo e prolongado influencia o sono, a concentração e compromete nossas defesas imunológicas. Dessa forma, os empregados que perceberem alterações em seu comportamento devem entrar em contato o quanto antes”, alerta a psicóloga.

O atendimento psicológico online irá orientar sobre as reações esperadas em um contexto de crise, propiciará um ambiente seguro e sigiloso de escuta, em que o empregado poderá falar livremente sobre seus sentimentos e angustias sem julgamento, além auxiliar na regulação emocional e na escolha de estratégias de enfrentamento, ampliando seu repertório de habilidades e respostas.

Na dúvida, procure o atendimento psicológico online e converse com os profissionais especializados. Os interessados devem agendar atendimento pelo e-mail psigss@furnas.com.br ou ivna@furnas.com.br. Em resposta, a equipe informará dia, hora, link ou número de WhatsApp para que o colaborador entre em contato.


Confira abaixo alguns dos efeitos psicológicos ocasionados pela quarentena:

  • Aumento de sintomas ansiosos

  • Oscilações de humor

  • Modificações no padrão de sono e fome

  • Agitação

  • Apatia

  • Adiamento de ações diárias