Balanço dos primeiros 16 dias do plano de contingência
FURNAS adota mais de 30 medidas de contingência desde o início da pandemia, há 16 dias
A Diretoria de FURNAS, juntamente com Superintendência de Gestão Estratégica de Pessoas, vem tomando uma série de medidas de segurança para preservar o ambiente corporativo da pandemia de Covid-19. As ações visam preservar a saúde e o bem-estar dos colaboradores, bem como a capacidade operacional da empresa.
FURNAS aprimora, diariamente, o conjunto de atividades e providências tomadas. Desde o anúncio da pandemia, há 16 dias, a empresa adotou mais de 30 medidas de contingência que têm se mostrado eficazes em seus escritórios e nas áreas de operação de usinas e subestações, além das obras em andamento.
“Nossos protocolos de ação estão sob constante revisão e apresentam resultados tão satisfatórios que serão compartilhados com as demais empresas Eletrobras”, destaca o presidente Luiz Carlos Ciocchi.
FURNAS prepara, ainda, uma videoaula para seus funcionários sobre como realizar a desinfecção das salas de operação e de ambientes que requerem a presença de profissionais. Até o momento, de maneira preventiva, já foram realizadas desinfecções nas salas de operação das subestações Bandeirantes (GO), Linhares e Vitória (ES) e no Centro de Operações de Furnas, instalado na sede da empresa, em Botafogo (RJ).
A sinergia entre diferentes setores de FURNAS contribui para a eficiência das ações. A área de Compras do Centro de Serviços Compartilhados Unidade Sudeste adquiriu 4,1 mil litros de álcool em gel, luvas, máscaras e borrifadores, material que está sendo distribuído para as áreas de operação.
As áreas de Suprimentos, Assuntos Jurídico e TI trabalham em conjunto na elaboração de um protocolo para que as licitações ocorram em sessão virtual. Atualmente, 81% dos empregados atuam em regime de trabalho remoto, enquanto 19% dão expediente nas instalações da empresa.
“Seguimos atentos e atuando preventivamente. FURNAS, em alinhamento com as demais empresas Eletrobras, está em permanente contato com as autoridades sanitárias e demais fontes de informações oficiais para orientar as estratégias de enfrentamento ao coronavírus e atualizar os funcionários sobre as medidas de proteção”, afirma o superintendente de Gestão Estratégica de Pessoas, Ricardo André Marques.