Inauguração da Delegacia Fluvial


Marinha do Brasil inaugura Delegacia Fluvial de Furnas

Posto permanente da Marinha vai funcionar em espaço cedido por Furnas e atender a cerca de 3 milhões de pessoas


Foi inaugurada hoje a Delegacia Fluvial de Furnas, ou DelFurnas, localizada em cerca de 4 mil m² de terreno e prédios administrativos cedidos por FURNAS. O espaço comporta área administrativa, atendimento ao público, salas de aula voltadas para o Ensino Profissional Marítimo (EPM), garagem de embarcações e viaturas terrestres e alojamentos, no bairro de Furnas em São José da Barra.

“Essa parceria de Furnas com a Marinha do Brasil tem como objetivo aumentar a fiscalização e a segurança do lago da Usina de Furnas, que hoje se tornou um dos pontos turísticos mais procurados do país. A empresa sempre busca estreitar suas relações com a sociedade e o poder público, propiciando o desenvolvimento local e a segurança da população do entorno de seus empreendimentos” afirmou o Presidente de FURNAS, Luiz Carlos Ciocchi, presente ao evento.

"A decisão de implantar a DelFurnas se fortaleceu quando FURNAS, numa visão de patriotismo, envidou esforços para transferir instalações para a Marinha. Sem estas instalações, não haveria condições de cumprirmos nossa missão para as águas interiores, que são tão importantes quanto as águas oceânicas e a Amazônia Azul", afirmou o vice-almirante Flávio Augusto Viana Rocha, comandante do 1o. Distrito Naval. A parceria de FURNAS para estruturação da nova unidade da Marinha também foi destacada pelo comandante da DelFurnas, Flavio Bombasse, e pelo prefeito de São José da Barra, Paulo Sérgio Leandro de Oliveira.

Além do prefeito de São José da Barra e do presidente de FURNAS, estiveram presentes o chefe de gabinete do MME, contra-almirante José Roberto Bueno Junior, os diretores de FURNAS Claudio Branco da Mota (Engenharia), Pedro Eduardo Fernandes Brito (Administração), Djair Roberto Fernandes (Operações) e Caio Pompeu de Souza Brasil (Finanças), entre outras autoridades civis e militares.

Na ocasião, o chefe de gabinete do MME, contra-almirante José Roberto Bueno Junior, visitou Usina de Furnas e elogiou o zelo com a manutenção e conservação do empreendimento. “A usina é a gênese do sistema elétrico brasileiro e a empresa demonstra grande consciência na valorização da sua história ao mesmo tempo em que projeta novas conquistas e resultados”, declarou ele.

A nova Delegacia Fluvial contará com um efetivo de 30 militares, entre oficiais e praças, que atuarão no incremento das ações de fiscalização do Tráfego Aquaviário da região, atividade já desempenhada por militares da Capitania Fluvial de Minas Gerais, ativada em dezembro de 2018.

A partir da inauguração da Delegacia Fluvial de Furnas, a região passará a empregar equipes fixas para a realização das Inspeções Navais, que consistem em fiscalizar embarcações para verificação de documentação, habilitação dos condutores, existência e estado de conservação do material de salvatagem e comportamento da embarcação quanto às regras de navegação.

A nova organização militar abrangerá centenas de municípios ao sul e atenderá a aproximadamente 3 milhões de habitantes da região, por meio da prestação de serviços como a capacitação de condutores e consequente regularização das habilitações, tanto profissionais quanto amadores, registros de embarcações, entre outros.


Atendimento à imprensa

Ver outros releases