Segurança da barragem de Itumbiara
Usina Hidrelétrica de Itumbiara opera com segurança
Chuvas recentes motivaram boatos na região sobre suposto risco em barragem
Os temporais recentes em Goiás mobilizaram autoridades públicas para orientar a população nos municípios mais atingidos no estado como, por exemplo, Catalão. Além de trabalhar na recuperação das cidades, uma força-tarefa foi montada para informar devidamente as pessoas, evitando a circulação de boatos. Uma das empresas que contribui para estes esclarecimentos é FURNAS, responsável pela Usina Hidrelétrica (UHE) de Itumbiara, cujas estruturas encontram-se em perfeitas condições de operação, não havendo qualquer risco para a integridade do empreendimento e segurança da população vizinha.
Nos últimos dias, grupos de whatsapp e redes sociais compartilharam informações falsas sobre um suposto risco de transbordamento e ruptura da barragem da usina. “FURNAS conta com rigoroso protocolo de segurança de barragens de acordo com a legislação vigente e realiza monitoramento constante de suas hidrelétricas, incluindo inspeções regulares e manutenções corretivas e preventivas”, afirma Ramon Rodrigues Vieira de Carvalho, gerente regional de operação da empresa.
Há 62 anos, FURNAS estabelece diálogo direto com os moradores vizinhos aos empreendimentos da empresa. “Informações inverídicas contribuem para disseminar insegurança e medo indevidamente. Acreditamos na postura transparente para esclarecer quaisquer dúvidas sobre a operação dos nossos ativos”, completa o executivo.
Localizada no rio Paranaíba entre os municípios de Itumbiara (GO) e Araporã (MG), a UHE Itumbiara conta com o Plano de Ação de Emergência. O documento foi entregue aos órgãos competentes nos prazos previstos em lei. As informações subsidiam as ações dos órgãos públicos, como prefeitura, polícia, bombeiro e Defesa Civil. São eles os responsáveis por criar um Plano de Contingência para cada região e situação.
FURNAS disponibiliza, ainda, uma página no site da empresa com informações completas sobre segurança de barragens e onde a população pode conhecer mais sobre o assunto. Basta acessar o link https://www.furnas.com.br/barragens/?culture=pt.