Políticas
FURNAS, empresa de geração e transmissão de energia elétrica, insumo básico para o desenvolvimento econômico e social, possui como compromisso conduzir suas atividades atendendo a legislação ambiental brasileira nas esferas federal, estadual e municipal, bem como os acordos dos quais a Empresa é signatária.
Política Ambiental
Em março de 1998, FURNAS institui sua Política Ambiental dentro da filosofia do Desenvolvimento Sustentável, tendo a sua última revisão sido concluída em dezembro de 2019.
Objetivo
Orientar a atuação da Empresa no que concerne à responsabilidade socioambiental, em prol do desenvolvimento sustentável.
Princípios
A Política Ambiental de FURNAS será orientada pelos seguintes princípios:
-
Atender à legislação ambiental e outras correlatas e aos compromissos ambientais assumidos;
-
Integrar as Políticas de cunho ambiental assegurando seu cumprimento em todos os órgãos da Empresa;
-
Estar em consonância com os princípios da Política Ambiental das Empresas Eletrobras.
Diretrizes
As ações de FURNAS relacionadas ao meio ambiente deverão estar de acordo com as seguintes diretrizes:
-
Incorporar as melhores práticas ambientais em toda às etapas de seus negócios fortalecendo a sustentabilidade da Empresa.
-
Publicar as informações ambientais e dialogar com as partes interessadas, propiciando um processo participativo, transparente e de valorização do meio ambiente.
-
Controlar e reduzir os impactos ambientais decorrentes das atividades da empresa, em relação à conservação do capital natural.
-
Aperfeiçoar processos e incorporar novas tecnologias para a melhoria contínua do desempenho ambiental.
-
Racionalizar o uso de recursos naturais e o consumo de energia elétrica.
Política de Gestão de Resíduos
1. Objetivo
Estabelecer princípios para promover o gerenciamento dos resíduos associados às diversas atividades desenvolvidas pela Companhia.
2. Apresentação
2.1. Dentro de um contexto onde os recursos naturais estão cada vez mais escassos, FURNAS reconhece a sua responsabilidade na gestão dos resíduos gerados nas atividades desenvolvidas na Companhia.
2.2. Desta forma, a política enfatiza a necessidade do controle sistemático dos resíduos desde a sua geração até a sua destinação final, considerando o resíduo reutilizável ou reciclável como um bem socioeconômico, em conformidade com a legislação vigente.
3. Princípios
A Política de Gestão de Resíduos será orientada pelos seguintes princípios:
3.1. Promover e viabilizar ações de gestão de resíduos de forma integrada na Companhia estimulando a proteção do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, de acordo com a legislação vigente.
3.2. Controlar sistematicamente a geração, coleta, segregação, estocagem, transporte, processamento, tratamento, recuperação e destinação final dos resíduos gerados na Companhia.
3.3. Buscar fornecedores e prestadores de serviço que utilizem tecnologia ambientalmente correta, bem como a aquisição de produtos ou materiais que causem o menor impacto ambiental.
3.4. Oferecer treinamento e condições de segurança, de proteção e de preservação da saúde dos profissionais que atuam no manejo dos resíduos.
3.5. Promover de forma continuada a educação ambiental e buscar a conscientização de seus colaboradores para o assunto gestão de resíduos.
3.6. Preservar a imagem da Eletrobras FURNAS como uma empresa social e ambientalmente responsável, no que se refere à questão da gestão de resíduos junto às comunidades locais onde a Companhia possua instalações, aos órgãos ambientais e outras partes interessadas.
3.7. Estabelecer, implementar, avaliar e monitorar sistemas, planos, programas, projetos e processos que contemplem a baixa geração de resíduos, bem como atos normativos sobre o assunto na Eletrobras Furnas, em consonância com a Política Ambiental e com as demais políticas da Companhia.
Política Ambiental Eletrobras
O objetivo da Política Ambiental das Empresas Eletrobras é orientar o tratamento das questões ambientais, em consonância com os princípios da sustentabilidade.
Política Ambiental das Empresas Eletrobras v 4.0