Comercialização de IRECs para o Banco do Brasil


FURNAS vence concorrência para comercializar?certificados de energia renovável para o Banco do Brasil


Empresa já é a quarta maior emissora de certificados do país


Publicado em: 28/06/2022

FURNAS venceu a licitação promovida pelo Banco do Brasil para fornecer Certificados de Energia Renovável, os I-RECs. A empresa comercializou cerca de meio milhão (504.200) de certificados, originados de empreendimentos geradores de energia renovável, para compensação de emissões de gases de efeito estufa (GEE) gerados pelo consumo de energia elétrica do banco.?

“FURNAS ingressou no mercado de comercialização de certificados de energia renovável em 2020, impulsionada por sua matriz 97% limpa. Fomos pioneiros no grupo Eletrobras a identificar essa oportunidade, temos cinco empreendimentos homologados e realizamos os primeiros leilões para a venda de I-RECs do Grupo Eletrobras. Hoje, ocupamos lugar entre as protagonistas no cenário nacional. A comercialização de certificados de energia renovável se mostrou uma atividade altamente rentável, transformando-se em um novo negócio para a empresa”, afirma o diretor de Regulação e Comercialização de FURNAS, José Alves de Mello Franco.

Com a aquisição dos certificados, o BB fortalece ainda mais sua estratégia de transição para uma economia verde e de baixo carbono. “Em 2021, lançamos nossos compromissos para um mundo mais sustentável, dentre eles, compensar 100% das emissões diretas de GEE a partir de 2021, reduzir em 30% até 2030 e adquirir 90% de energia renovável até 2024”, comenta Gustavo Lellis, diretor de Suprimentos, Infraestrutura e Patrimônio do Banco do Brasil.   

FURNAS já é a quarta maior emissora de certificados de energia renovável, os I-RECs, do Brasil, dentre as detentoras de ativos, segundo o benchmarking 2021 divulgado pelo Instituto Totum, único representante da Plataforma I-REC Standard no Brasil.??  

Os certificados possibilitam o rastreamento da energia consumida, permitindo que as empresas que os adquirem cumpram suas metas de sustentabilidade, compensando as emissões indiretas de gases de efeito estufa relacionadas ao consumo de energia (escopo 2 do Programa Brasileiro GHG Protocol).?Cada certificado equivale a 1 MWh de energia renovável gerada.?  

“O?incremento?da comercialização de Certificados de Energia Renovável é uma realidade mundial como resultado direto do esforço das empresas em comprovar a compensação de suas emissões de gases de efeito estufa. É uma alternativa eficaz e de fácil acesso para companhias que buscam políticas mais sustentáveis”, afirma Fabiana Teixeira, superintendente de Estudos de Mercado e Inovação de FURNAS.?  

O levantamento do Instituto Totum mostra, ainda, que o número total de emissão de I-RECs no Brasil mais que dobrou de 2020 para 2021, de quatro milhões de certificados para mais de nove milhões. A principal fonte geradora de certificados no país, em 2021, foi a eólica, seguida da hídrica e da biomassa. O Brasil é o país do mundo que tinha, naquele ano, mais usinas cadastradas para emissão dos certificados, 266 empreendimentos e mais de 33 mil megawatts de energia limpa e renovável certificada.


Mais Informações:

Atendimento à Imprensa Furnas
Tel: 021 2528-2107/3696
Plantão: 021 99470-4437
imprensa@furnas.com.br