Diretores de FURNAS prestigiam os 45 anos do Cepel
O presidente Ricardo Medeiros e diretores de FURNAS participaram, na tarde desta sexta-feira (22/3), no Rio de Janeiro, de solenidade em comemoração aos 45 anos do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel).
Ao receber troféu em homenagem à empresa, Medeiros lembrou que experimentos realizados pelo centro de pesquisas para apurar a causa do desligamento de três linhas do Sistema de Transmissão de Itaipu, no final da década passada, levaram à modificação de uma norma internacional de proteção de equipamentos.
"Isto nos honra muito e espelha um exemplo do que o Cepel faz para o Brasil e para o mundo", afirmou o executivo, que estava acompanhado dos diretores de Operação e Manutenção, Djair Roberto Fernandes; Gestão de Novos Negócios e de Participações, Cláudio Danúsio Semprine; Engenharia, Cláudio Guilherme Branco da Motta; e Administração, Julio Cesar Jorge Andrade.
A cerimônia contou com a presença do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque e do presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Pinto, além dos diretores do Cepel Marcio Szechtman, Raul Balbi Sollero e Orsini Borges de Oliveira Filho, representantes de empresas do setor elétrico e instituições de pesquisa.
Albuquerque frisou que a criação do Cepel foi um dos fatores que propiciaram ao Brasil ostentar uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo. "Como cidadão, sinto orgulho de o país possuir instituições como o Cepel, tão importantes para o nosso desenvolvimento e sustentabilidade."
Já o presidente da Eletrobras destacou que o centro de pesquisas beneficia todo o setor elétrico e consolida a competência técnica nacional. "A inovação está no DNA do Cepel, na sua razão de existir", declarou.
Trajetória – A instituição foi criada em 1974, por iniciativa da Eletrobras, tendo como cofundadores Chesf, FURNAS, Eletronorte e Eletrosul. Ao longo de sua de trajetória, o Cepel vem contribuindo para a formação e manutenção de infraestrutura científica e de pesquisa avançada em equipamentos e sistemas elétricos.
Atualmente, está envolvido em diversas iniciativas que visam atender às necessidades futuras do setor elétrico. Em 2017, implantou o Laboratório de Ultra-Alta Tensão (AT5), que realiza ensaios e pesquisas experimentais de novas tecnologias e configurações de linhas de transmissão. Acompanhando a tendência mundial de modernização da distribuição de energia, o centro está instalando um laboratório para pesquisa experimental e avaliação de soluções para Smart Grid.