Empresa integra iniciativa da ONU para empoderamento das mulheres
O jornal Correio Braziliense informa que FURNAS é uma das 198 empresas brasileiras que aderiram ao Princípio de Empoderamento das Mulheres, iniciativa que estimula corporações a assumirem um compromisso público pela igualdade de gênero.
Segundo a ONU Mulheres, uma das organizações responsáveis pela ação, o programa conta com instrumentos para que as próprias empresas façam um autodiagnóstico numa plataforma online.
"As informações que as empresas incluem na ferramenta são confidenciais e serão usadas posteriormente para estudos. O objetivo imediato é que as próprias empresas façam seu diagnóstico e avaliem suas práticas, políticas e programas pela perspectiva de gênero, de forma que possam estabelecer planos de mudança com foco na igualdade", destaca a matéria.
Muito a avançar – Baseada em pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a reportagem do Correio Braziliense mostra que as mulheres recebem, em média, menos que os homens mesmo em profissões e atividades em que são maioria, como professoras de nível fundamental, secretárias e vendedoras de cosméticos.
No caso dos profissionais classificados como ciências e intelectuais, a participação das mulheres é 63%, mas os rendimentos equivaliam em 2018 a 64,8% da remuneração dos homens.