Eletrobras Furnas mobiliza população para doação de sangue ao Hemorio
Aberta ao público, ação será realizada nesta sexta-feira, dia 14, na sede da empresa, no Centro do Rio de Janeiro
A Eletrobras Furnas promoverá nesta sexta-feira, dia 14, mais uma campanha com o objetivo de contribuir para os estoques do banco de sangue do Hemorio, hemocentro do Rio de Janeiro, que abastece cerca de 200 hospitais da cidade. Aberta ao público, a ação será realizada no auditório da sede da companhia, localizada à Avenida Graça Aranha, 26, Centro, de 9h às 16h.
O Hemorio encontra dificuldade para atender a alta demanda das unidades hospitalares, uma vez que o número de doadores é insuficiente. Para manter os estoques regulares, é preciso que 1,5% a 3% da população doe sangue regularmente, segundo dados da Organização Mundial de Saúde. Cada doação pode ajudar até quatro pessoas, por isso é tão importante a conscientização para o gesto.
Para ser um doador, é preciso ter entre 16 e 69 anos, estar bem de saúde e pesar mais de 50kg. Para a identificação, basta apresentar documento oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais, e apresentar documento de identidade do responsável. Para obter mais informações sobre os critérios e cuidados para doar sangue, basta conferir o link Campanha de Doação Voluntária de Sangue 2023 (v2v.net).
Realizada pelo Programa Furnas de Voluntariado e a área de Saúde da companhia, este ano a ação conta com a parceria da Eletrobras, holding à qual pertencem Furnas e as subsidiárias Chesf, CGT Eletrosul e Eletronorte; Eletronuclear e do Operador Nacional do Sistema (ONS). Além dos funcionários dessas instituições, a organização do evento tem a expectativa de contar também com a adesão de trabalhadores e moradores da região central do Rio de Janeiro.
Desde 2003, a Eletrobras Furnas contribui regularmente para elevar os estoques do banco de sangue do Hemorio com um trabalho de conscientização dos funcionários e realização de campanhas periódicas. A ação é desenvolvida com o apoio do Hemorio, que disponibiliza infraestrutura adequada para a coleta e profissionais capacitados.