FURNAS inaugura espaço multiuso e leva melhorias para comunidade indígena no Paraná

Projeto oferece oportunidade de geração de renda e valorização da cultura do povo Kaingang

Publicado em:
Crédito: Jacque Yocoo

Nesta quarta-feira (31), FURNAS inaugura um salão multiuso na comunidade Kaingang da Terra Indígena de Queimadas, no município de Ortigueira (PR), por meio do Projeto Infraestrutura, Esporte e Cultura. Trata-se de um espaço de socialização que será usado para celebrações, cursos e apoio a atividades comunitárias que contribuirão para o fortalecimento da autoestima e da identidade indígena. O espaço também possibilitará o desenvolvimento de novas oportunidades de geração de renda e qualificação profissional, principalmente para jovens e mulheres.

O salão conta com palco, camarim, fraldário, banheiros, sistema de iluminação e som e uma sala depósito. O projeto complementa a primeira obra entregue por FURNAS na Terra Indígena Queimadas, em maio deste ano: uma cozinha comunitária, estruturada com área de manipulação e preparo de alimentos, mobiliada com todos os itens básicos, área de churrasqueira e praça de alimentação.

Os membros da comunidade Kaingang participaram efetivamente da concepção e execução das ações, por meio de oficinas de artesanatos, agricultura e rodas de conversa com o objetivo de perceber quais aptidões eles poderiam para trabalhar no salão. A Terra Indígena de Queimadas é cortada pela linha de transmissão em 765 kv Ivaiporã-Itaberá.

Segundo Marcos Machado, gerente do Departamento de Responsabilidade Sociocultural de FURNAS, O projeto transformará a realidade da comunidade indígena, propiciando-lhe mais qualidade de vida. “Também será uma forma de empoderar as mulheres e incentivá-las ao ingresso no mercado de trabalho, já que com a cozinha comunitária e o salão multiuso elas terão opções de ocupação e renda. Além da parte de lazer, uma vez que o projeto também contempla um grande campo de futebol em uma próxima etapa.”

Desde 2014, FURNAS realiza, em parceria com a FUNAI, um conjunto de atividades para a melhoria de algumas infraestruturas na Comunidade Kaingang, tais como, o fornecimento de cestas alimentícias para a comunidade. O projeto tem como objetivo a implementação de espaços de socialização comunitária como contribuição ao fortalecimento da identidade étnica dos Kaingang da Terra Indígena de Queimadas. Em 2019, FURNAS contratou o Instituto ÇaraKura, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) socioambientalista, com sede em Florianópolis (SC), para dar início a um novo ciclo de apoio de FURNAS aos indígenas.

Os beneficiários do projeto sobrevivem da prestação de serviços na região. Através do incentivo de FURNAS, os indígenas têm novas fontes de renda com a venda de artesanato e agricultura. Membros da comunidade também foram contratados pela empresa para limpeza e roçado da área de servidão da linha.

O evento de inauguração do salão teve a presença de representantes de FURNAS, Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Instituto ÇaraKura e lideranças do território.

 

Por: Gisele Alves