Programa ambiental de FURNAS ganha exposição na rádio CBN – SP

Iniciativa tem foco na conservação de aves da Mata Atlântica e educação ambiental

Publicado em:
Crédito: Patrick Pina


O Programa de Conservação da Avifauna, realizado por FURNAS no estado de São Paulo, foi apresentado aos ouvintes da rádio CBN na manhã do último sábado (23). Em entrevista para o Jornal da CBN-SP, com o jornalista Leandro Gouveia, a bióloga Clarice Cardoso, do Departamento de Gestão do Meio Físico-Biótico, explicou as ações que constituem o projeto voltado à identificação de aves da Mata Atlântica, conservação das espécies e conscientização de estudante e moradores de 17 municípios cortados pela linha de transmissão 750 kV Itaberá-Tijuco Preto III.  

“Esse é um projeto que possui vertentes. Temos uma vertente de obter os dados sobre a avifauna desses 17 municípios, onde foram selecionadas cinco macro áreas ao longo linha de transmissão. Os biólogos vão a campo e fazem pontos de escuta. Não tem captura das aves. A outra vertente é a da educação ambiental, em que campanhas são realizadas em escolas para conscientizar a população”,  afirmou a especialista. Ela informou também que, das mais de 300 aves observadas pelos pesquisadores até o momento, 25 são consideradas ameaçadas ou quase ameaçadas de extinção.

As ações de educação ambiental do Programa de Conservação da Avifauna ocorrem nos municípios de Itaberá, Itapeva, Buri, Sarapuí, Salto de Pirapora, Piedade, Ibiúna, Suzano, São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, Rio Grande da Serra, Suzano, Mogi das Cruzes e Embu-Guaçú. No total, mais de 1.000 alunos já participaram de exercícios teóricos e práticos sobre conservação do meio ambiente.

A entrevista pode ser assistida aqui, a partir dos 39 minutos.
 

Por: DCA.P