Auditoria interna de FURNAS conquista certificação internacional

Entrega do certificado foi feita na reunião do Conselho de Administração

Publicado em:
A entrega da certificação Quality Assessment, durante a reunião do Conselho de Administração. / Crédito: Teresa Travassos


Durante a reunião de seu Conselho de Administração, na manhã desta terça-feira, 19/7, FURNAS recebeu a certificação Quality Assessment (QA), concedida pelo Instituto de Auditores Internos (The Institute of Internal Auditors - IIA), principal organização internacional de profissionais de Auditoria Interna e áreas afins, com sede nos Estados Unidos e presença em cerca de 160 países. O certificado foi entregue pelo diretor-geral do IIA Brasil, Paulo Roberto Gomes.

A certificação atesta que a Auditoria Interna da companhia atua de acordo com as normas definidas na Estrutura Internacional de Práticas Profissionais (IPPF, na sigla em inglês) e em outros regulamentos da profissão. “É um reconhecimento de que seguimos os mais altos padrões de qualidade”, diz Alessandro Portinho, superintendente de Auditoria de FURNAS.

Segundo ele, o que motivou a área a buscar a certificação internacional foi o êxito obtido em campanhas de valorização da Auditoria Interna promovidas anualmente pelo IIA Brasil, um dos cinco maiores institutos afiliados do IIA. Em 2019, 2020 e em 2021, FURNAS foi premiada no IIA May. “Essas conquistas nos impulsionaram a buscar algo bem maior, que é a certificação de qualidade. Ela indica que a Auditoria Interna de FURNAS atende a um conjunto de requisitos, como possuir um estatuto, políticas, processos e outras medidas estruturantes, que demonstrem a conformidade com as normas e com o Código de Ética para a prática profissional de auditoria interna, prevista pelo IIA”, explica.

O processo de certificação levou mais de um ano. Num diagnóstico inicial – feito por consultores do IIA Brasil entre março e abril de 2021 – foram apontadas não-conformidades e oportunidades de melhoria em processos e práticas da auditoria interna. “Então, nós envidamos todos os nossos esforços para fazer os ajustes e correções necessários”, conta Marcio Queiroz Wickert, gerente de Departamento da Auditoria, que coordenou as atividades voltadas para o processo de certificação. Alguns dos ajustes estavam relacionados a padrões e puderam ser feitos com a elaboração conjunta de um regulamento para as Auditorias das empresas do grupo. “A partir disso, pudemos revisar a política, documentos e procedimentos internos de FURNAS”, explica Portinho. “A adesão as normas do IIA é uma das previsões do regulamento”, comenta o superintendente.

O relatório final da Avaliação Externa Completa da Qualidade da Atividade de Auditoria Interna de FURNAS, emitido pelo IIA Brasil, foi disponibilizado ao Conselho de Administração, ao Conselho Fiscal e ao Comitê de Auditoria e Riscos Estatutário.

Além das avaliações internas anuais, a cada cinco anos está prevista a revalidação externa desta certificação.
 

Por: Luciana Ramos