FURNAS realiza lançamento do FLOW, nova ferramenta de gestão de processos da Engenharia

Anúncio foi feito no webinar Gestão por Processos além do fluxograma: benefícios, desafios e fatores chave para uma cultura de processos

Publicado em:


Nesse mês de julho, FURNAS lançou a plataforma FLOW, uma solução integrada que fará a gestão de processos permitindo maior agilidade na troca de informações entre projetistas e fornecedores, e entre as próprias áreas da engenharia da empresa. O lançamento foi durante o webinar Gestão por Processos além do fluxograma: benefícios, desafios e fatores chave para uma cultura de processos.  

“O projeto, além de trazer vários benefícios, é ícone de inovação e símbolo do momento atual dessa grande empresa. Precisamos pensar fora da caixinha, pensar diferente e desenvolver soluções. Quero parabenizar a equipe do projeto. O futuro é nosso”, afirmou o diretor de Engenharia de FURNAS, Sidnei Bispo.  

“O FLOW é um projeto de inovação que nasceu dentro do Inova FURNAS – iniciativa voltada para a inovação e intraempreendedorismo -, e se inspira em conceitos do BIN, ou Modelagem da Informação da Construção, um processo criado para gerenciar informações em todo o ciclo de vida de um projeto. O programa mobiliza dezenas de áreas, gerências e começou com a estruturação de processos com a criação de quatro instruções técnicas”, explicou Lucas Vernot Amaral, coordenador do projeto.  

O trabalho tem três pilares: Processos, Tecnologia e Pessoas, este último, o mais importante. “Vamos ter uma série de eventos para trazer a cultura de processos para a Engenharia e, em agosto, vamos fazer o lançamento da ferramenta com todas as suas funcionalidades”, completou Lucas. 

Alexandre Claro Ramis, superintendente de Gestão de Projetos e Empreendimentos (GE.E), também ressaltou a importância do projeto para FURNAS, considerando a padronização e integração ente as áreas. “A gente vem acompanhando o FLOW e sabe dos benefícios dele para a empresa. Hoje nós temos, entre documentos digitais e em papel, cerca de quatro milhões de documentos, espalhados pelas instalações da empresa. Eles precisam estar corretos, atualizados e à mão. Esse é o trabalho do pessoal do arquivo técnico. A tecnologia hoje está a nosso favor, mas, se não houver organização, é impossível achar um arquivo nesses quatro milhões de documentos. O FLOW vai nos ajudar a padronizar, criar templates e ter rastreabilidade para encontrar um documento com agilidade e precisão. Ele é uma construção coletiva. Essa integração entre operação, manutenção e o arquivo técnico é muito salutar”, destacou.  

De acordo com Luciano Roberto Barbosa, superintendente de Engenharia de Transmissão, o projeto traz a evolução da gestão dos processos ao longo do tempo. “Ele permeia as áreas além do fluxograma, trazendo a experiência dos colaboradores de FURNAS desde o campo até o escritório. Temos pessoas com conteúdo enorme para agregar valor ao projeto e o engajamento e participação de todos é muito importante”, finalizou ele.  

O webinar de lançamento do Flow também teve a participação do gerente do Departamento de Estrutura Empresarial, Melhoria de Processos de FURNAS, Alexandre França Piersanti, e da consultora sênior de Inovação de Processos de Negócio na IProcess, Kelly Sganderia.
 

Por: DCA.P