Complexo Hidrelétrico de Simplício é destaque na mídia especializada

Canal Energia repercutiu a certificação da usina para emissão de certificados de energia renovável

Publicado em:

O Complexo Hidrelétrico de Simplício foi destaque em no portal Canal Energia essa semana. O complexo, localizado no rio Paraíba do Sul, na divisa dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, foi certificado pelo Bureau Veritas na Plataforma RECFY nos preceitos do Programa Brasileiro GHG Protocol e da NBR ISO 14.064-2:2007, possibilitando o aumento da oferta de Certificados de Energia Renovável emitidos pela plataforma de propriedade de FURNAS.  

Os certificados possibilitam o rastreamento da energia consumida, permitindo que as empresas que os adquirem cumpram suas metas de sustentabilidade, compensando as emissões indiretas de gases de efeito estufa relacionadas ao consumo de energia (escopo 2 do Programa Brasileiro GHG Protocol). Cada certificado equivale a 1 MWh de energia renovável gerada. 

FURNAS comercializa dois tipos de certificados de energia renovável. O primeiro deles é o I-REC, emitido por meio da Plataforma Internacional I-REC Standard e proveniente dos empreendimentos hídricos de FURNAS certificados pelo Instituto Totum: as usinas de Itumbiara e Serra da Mesa, ambas em Goiás.   

O segundo é o RECFY, Certificado de Energia Renovável emitido pela Plataforma RECFY, de propriedade de FURNAS e que opera por meio de tecnologia blockchain de ponta a ponta – o que garante a inviolabilidade dos certificados e a certeza de que não serão contabilizados mais de uma vez -, originados na Usina Hidrelétrica Mascarenhas de Moraes (SP/MG), e agora também no complexo hidrelétrico de Simplício, formado pelas hidrelétricas de Anta e Simplício.    

A plataforma RECFY foi validada nos preceitos do Programa Brasileiro GHG Protocol e da NBR ISSO 14.064-2:2007 pela Bureau Veritas, e é comercializado por FURNAS desde junho de 2021. Menos de um ano depois de lançar sua plataforma própria, FURNAS já comercializou mais de 2 milhões de RECFYs, cerca de 60% de seu estoque da geração de 2021, e está com 30% do seu estoque para 2022 já contratado.  

 Para saber mais sobre o RECFY, acesse www.furnas.com.br/recfy.  

 

Por: Fernanda Pontual