Meninas recebem orientação profissional em workshop promovido por FURNAS

Participantes integram projetos socioesportivos no Clube do Flamengo e da Associação Desportiva de Futsal do Distrito Federal.

Publicado em:

FURNAS promove, nesta quinta-feira (19), mais uma etapa do seu Programa de Mentoria voltado para jovens atletas do Clube de Regatas do Flamengo e da Associação Desportiva de Futsal do Distrito Federal. Trata-se do workshop “Construção de Carreira”, que será ministrado por Tainá Braga, diretora da FESA C.R.O.M.A, braço social sem fins lucrativos do FESA Group, consultoria especializada em recrutamento, seleção, gestão e desenvolvimento de executivos e profissionais. O encontro, que terá lugar no auditório do clube rubro-negro na Gávea (RJ), tem como objetivo otimizar o potencial das participantes, desenvolver competências comportamentais essenciais, que sejam diferenciais para o empoderamento e resultados.

As jovens têm de 15 a 18 anos e integram projetos socioesportivos patrocinados por FURNAS. Apesar da dedicação, nem todas encontram oportunidade de seguir carreira profissional no esporte e são carentes de orientação sobre outros ofícios e chances de emprego.

Desde 2021, o programa visa contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social. Os mentores são profissionais voluntários que recebem uma capacitação específica para o programa, oferecida pela FESA C.R.O.M.A. A primeira turma do programa foi composta por 60 voluntários de FURNAS. Depois de receber a capacitação, cada um prestou mentoria a um Jovem Aprendiz de FURNAS, ao longo de quatro meses, com encontros virtuais realizados quinzenalmente.

Vale destacar que o programa de Mentoria faz parte do Programa FURNAS de Voluntariado. Nesta edição, além dos voluntários da empresa também estarão unindo forças os voluntários que vieram do Comitê Permanente para Questões de Gêneros, Raça e Diversidade do Ministério de Minas e Energia e Entidades Vinculadas (COGEMMEV). Os participantes são vinculados a Eletrobras, Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Centro de Pesquisa de Energia Elétrica (CEPEL), Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTE), Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), Eletronuclear, Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Ministério de Minas e Energia (MME)e Pré-Sal Petróleo.

Esta nova fase do Programa busca identificar as forças e oportunidades de cada jovem participante. “Sabemos dos desafios que muitas destas jovens irão enfrentar pela frente. Como parceiros das comunidades onde sempre atuamos, esperamos oferecer meios para que elas possam se desenvolver como cidadãs e profissionais qualificadas, para que façam a diferença nas atividades que escolherem no futuro”, afirma Mariana Mandarino, responsável pelo Programa de Voluntariado de FURNAS.

Por: Gisele Alves