XXVI SNPTEE apresenta constatações técnicas e premia os melhores trabalhos

Colaborador de FURNAS foi um dos premiados

Publicado em:


A cerimônia de encerramento do XXVI SNPTEE - Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica reuniu dirigentes, executivos, especialistas e público em geral para apresentar as constatações técnicas do seminário e premiar os melhores trabalhos dos painéis técnicos ocorreu na tarde de quarta-feira (18). O evento foi comemorado por todos como o maior já realizado, com palestras de alta qualidade técnica, temas atuais, participação de cerca de duas mil pessoas, salas cheias e muita contribuição do público e da nova geração de profissionais do setor elétrico.     

A mesa solene da sessão contou com a presença dos diretores de FURNAS das áreas de Operação e Manutenção, Francisco Arteiro, e de Engenharia, Sidnei Bispo, além do superintendente de Gestão da Operação e coordenador geral do XXVI SNPTEE, Mario Ellis. O presidente do CIGRÉ-Brasil, Saulo José Nascimento Cisneiros, o diretor de Operação e Engenharia da Eletronorte, Antonio Augusto Bechara Pardauill, e o coordenador da Comissão Técnica do SNPTEE, Iony Patriota de Siqueira completaram a mesa.  

“Nas salas dos grupos de estudos, nas conversas com colegas de empresa e agentes do setor elétrico, constatei a satisfação geral do público com o evento. Ouvi comentários elogiosos sobre a qualidade dos informes técnicos e painéis, a organização, estrutura e principalmente a grande satisfação pela oportunidade de estarmos juntos novamente,  fazendo o que mais nos motiva: debatendo os desafios da engenharia nacional. Esse congresso ficará marcado na história como um momento em que abrimos espaço em nossas agendas para cultivar o conhecimento, a inovação tecnológica e as amizades”, declarou Bispo, que representou o presidente interino de FURNAS, Caio Pompeu.   

 “A cada edição do SNPTEE podemos observar o grau de maturidade, excelência e profissionalismo dos trabalhos apresentados. Aqui nós conseguimos transformar ciência em tecnologia. Temos uma responsabilidade muito grande em manter a ciência viva no nosso país, nós que somos executivos de empresas do setor de energia elétrica temos que ter isso em mente, temos que ter a responsabilidade da transferência do conhecimento. Nada se constrói sem que tenhamos educação e aplicação da ciência. Nesse contexto, o SNPTEE é um fórum que aglutina ciência e tecnologia”, afirmou Arteiro.  

 O coordenador da Comissão Técnica do XXVI SNPTEE, Iony de Siqueira, apresentou as constatações técnicas, um documento que reúne as conclusões e sugestões das discussões que ocorrem nos 16 Comitês de Estudo. Segundo ele, é uma tradição do evento produzir este documento, que tem a finalidade de contribuir com soluções para os principais desafios do setor elétrico. Nesta edição, ele as Constatações Técnicas receberam adaptações para contemplar temas como geração distribuída, questões regulatórias em discussão e de mercado. Em breve a íntegra do documento estará disponível no site do evento.  

Por fim, foram premiados os melhores trabalhos de cada grupo de estudo, como forma de valorizar os profissionais que participaram dos painéis técnicos. Um total de 59 profissionais do setor elétrico tiveram seus trabalhos premiados, entre eles o colaborador de FURNAS Wagner Queiroga dos Reis Santos, com o trabalho “Implementação em FURNAS do Sistema SAGE EMS, utilizando as informações SCADA e Sincrofasores”.   

 “A nossa abordagem ilustrou os processos de implantação do sistema SAGE EMS em FURNAS, que contém os dados sincrofasoriais, além dos dados tradicionais (SCADA). Isso enriquece a qualidade das informações produzidas por este sistema, principalmente para a operação em tempo real do sistema elétrico de potência, e está em aderência ao que há de mais moderno neste contexto. Foi a nossa primeira participação no Grupo de Estudo de Operação de Sistemas Elétricos (GOP) do SNPTEE e foi muito rico, tivemos a oportunidade de compartilhar experiências com diversos profissionais que atuam nas áreas acadêmicas, de produção e pesquisa”, afirmou Santos.  

Por fim, o diretor de Operação e Engenharia da Eletronorte, Antonio Augusto Bechara Pardauil, anfitrião do próximo SNPTEE, encerrou a cerimônia. O evento ocorrerá em Brasília, no ano que vem.
 

Por: Fernanda Pontual