Projeto patrocinado por FURNAS realiza ação de educação ambiental
Iniciativa faz alusão ao Dia Mundial da Água, data celebrada na última terça-feira (22/3)
O Projeto ANTologia, patrocinado por FURNAS por meio do Edital de Projetos Socioambientais das Empresas Eletrobras 2021, realiza ação de educação ambiental nesta quinta-feira (24/3). A iniciativa, que conta com a parceria da Área de Proteção Ambiental (APA) da Bacia do Rio Macacu e com o apoio de outras instituições ambientais do município de Cachoeiras de Macacu, no Rio de Janeiro, faz alusão ao Dia Mundial da Água e tem o objetivo de reforçar a importância da água para o planeta.
Quatro escolas foram convidadas a levarem seus alunos até a APA, onde estão sendo realizadas atividades destinadas às crianças que envolvem uma pequena trilha, diversas oficinas e a demonstração das armadilhas fotográficas que fazem parte do trabalho de monitoramento das antas.
Segundo a coordenadora do Projeto ANTologia, Joana Macedo, a iniciativa mostra às crianças como as pequenas ações diárias podem contribuir para a conservação da natureza, reforçando que a responsabilidade pela preservação é de todos e deve ser iniciada desde cedo.
Sobre o Projeto ANTologia
O Projeto ANTologia é uma realização do Instituto Asa Socioambiental com o patrocínio de FURNAS, além da colaboração do Refauna, uma iniciativa científica de ecologia e conservação desenvolvida por universidades federais e institutos de pesquisa do Rio de Janeiro. A ação atua no monitoramento e reintrodução de antas brasileiras (Tapirus terrestris) em áreas do entorno da Reserva Ecológica do Guapiaçu e do Parque Estadual dos Três Picos, com localização no município de Cachoeiras de Macacu, na região metropolitana do Rio de Janeiro.
A iniciativa busca a readaptação e reprodução dos animais em vida livre, visando ao estabelecimento de uma espécie que é localmente extinta na região do Mosaico Central da Mata Atlântica Fluminense.