FURNAS abre curso gratuito para refugiados

Inscrições podem ser feitas no site do CBCISS até o dia 4 de março

Publicado em:


FURNAS abriu nesta quarta-feira (23) inscrições gratuitas para o Curso Cuidador, que é promovido em parceria com o Centro Brasileiro de Cooperação Intercâmbio de Serviços Sociais (CBCISS), desde 2019. Com o apoio do Programa de Atendimento a Refugiados e Solicitantes de Refúgio - PARES, da Cáritas e do Centro de Apoio aos Refugiados, a turma receberá exclusivamente refugiados que vivem no Rio de Janeiro. As inscrições podem ser feitas até o dia 4 de março e os selecionados serão anunciados no dia 10.    

O Curso Cuidador é uma iniciativa da área social da companhia existente há mais de 20 anos. Mais de 3 mil pessoas já foram capacitadas nesse período. Aberto ao público de forma inteiramente gratuita, o curso possibilita aos participantes as qualificações técnicas necessárias para atuar no campo do atendimento humanizado e especializado do Cuidado, considerando idosos, crianças e pessoas com deficiência que apresentam limitações na vida cotidiana.

“Já conseguimos resultados expressivos com o curso nas últimas duas décadas, contribuindo para a qualificação profissional das pessoas e promovendo o bem-estar de quem precisa. Vale reforçar que, apesar desta turma ser exclusiva para refugiados, também temos em andamento outras turmas para brasileiros", ressalta Marcos Machado, gerente de Responsabilidade Social, Marca e Reputação de FURNAS.  

Para se inscrever na turma de refugiados é necessário ser maior de 18 anos, possuir escolaridade mínima do Ensino Fundamental, documento ou protocolo de refugiado, disponibilidade para as aulas presenciais, falar e compreender a língua portuguesa e estar vacinado contra a Covid-19. Entre os critérios de seleção estão o maior tempo de vida no Brasil, maior idade e compreensão do idioma português.    

Com duração de dois meses, a capacitação contará com aulas teóricas e práticas, totalizando 160 horas. Na programação serão abordados assuntos como: Guia Prático do CuidadorCuidado com o Corpo e Valorização dos SentidosInterações SociaisFamília, Violência e Maus tratos, entre outros.  O aluno só receberá o certificado de conclusão se tiver 75% de frequência.  


Outras informações e inscrições clique aqui.
 

Por: Andre Sant´Anna