FURNAS recebe o selo Empresa Amiga da Criança

Empresa é reconhecida pelas boas práticas no enfrentamento do trabalho infantil e na defesa dos direitos das crianças e adolescentes

Publicado em:

FURNAS, pelo 5º ano consecutivo, foi reconhecida como Empresa Amiga da Criança. O selo, conferido pela Fundação Abrinq, é direcionado às empresas que aderem ao Programa Empresa Amiga da Criança e realizam boas práticas no enfrentamento do trabalho infantil e na proteção dos Direitos de Crianças e Adolescentes. A empresa também investe nos projetos sociais próprios da Fundação Abrinq desde 2001.  

“A parceria com a Abrinq tem rendido bons frutos. Um dos principais foi o acompanhamento para elaboração do primeiro edital, no ano de 2019, de destinação de recursos para Fundos de Direitos da Criança e do Adolescente. A coordenação do Programa Empresa Amiga da Criança já esteve palestrando por três anos consecutivos em nossos eventos sobre o enfrentamento do trabalho infantil”, afirmou o gerente do Departamento de Responsabilidade Social, Marca e Reputação, Marcos Machado de Almeida. De acordo com ele, a consultoria da Abrinq tem contribuído de forma positiva para imprimir mais qualidade na atuação de FURNAS em relação ao tema. 

Desde 2020, projetos estão sendo desenvolvidos nos municípios de Varginha (MG), Cascavel (PR), Itamogi (MG) e Passos (MG) decorrentes dos recursos incentivados direcionados aos Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, que contribuíram para que a companhia recebesse o selo Abrinq. 

Umas dessas iniciativas foi o apoio no aprimoramento do processo educacional e a possibilidade de conectar os alunos com ferramentas tecnológicas, que aconteceu por meio de dois projetos inovadores da empresa. O Edital de Seleção de Conselhos e Fundos de Direitos da Criança e do Adolescente equipou escolas do município de Itamogi (MG) com equipamentos de informática e multimídia, incrementando salas de inclusão digital e a gestão das escolas de Ensino Fundamental no município. 

A outra iniciativa aconteceu por meio do Edital de Projetos Sociais das Empresas Eletrobras, quando FURNAS selecionou o Projeto Internet das Coisas, voltado a jovens de escolas públicas de Ensino Médio de São Paulo (SP). O projeto, que desenvolve modelos de Espaços Maker IoT de baixo custo e roteiros de prática pedagógicas para esses espaços, ocorre em parceria com a Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC). 

Também foram apoiados projetos de aprendizagem profissional e de educação do adolescente para o trabalho como forma preventiva ao exercício precoce e desprotegido. Saiba mais das ações por meio dos vídeos da websérie "Furnas e Direitos Humanos", clicando aqui e aqui

 Sobre a Fundação Abrinq 

A Fundação Abrinq é uma organização sem fins lucrativos, que tem como objetivo mobilizar a sociedade para questões relacionadas à defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes, tanto por meio de ações, programas e projetos, como por meio do estímulo ao fortalecimento de políticas públicas em prol da infância e adolescência. 

Desde 13 de fevereiro de 1990, a fundação atua alinhada aos preceitos estabelecidos na Constituição Federal de 1988 e na Convenção Internacional dos Direitos da Criança, da ONU, de 1989. 

Por: Larissa Marques