FURNAS recebe prêmio de Governança Digital
Empresa foi uma das quatro selecionadas entre mais de 200 organizações
FURNAS foi uma das quatro premiadas no evento Digital Governance Awards como uma das empresas brasileiras que mais se destacaram pela efetividade e digitalização da sua governança. As outras premiadas foram a CCR, a Eletronorte e a ESGás. A cerimônia de divulgação dos premiados ocorreu nesta segunda-feira, 5 de abril, por meio da plataforma Zoom Webinar, e contou com a participação do presidente Pedro Brito e os gestores da Secretaria de Governança Corporativa da empresa, Marco Antônio Fernandes Costa e Fabrini Muniz Galo.
O Digital Governance Awards tem por objetivo premiar os Governance Officers e as organizações com a governança mais eficaz e digitalizada do Brasil. O prêmio é uma iniciativa da Atlas Governance, empresa líder de mercado na América Latina em tecnologia para Governança.
A escolha das quatro empresas premiadas envolveu critérios como a preparação prévia para as reuniões de conselhos, o nível de interação dos participantes, a realização de reuniões mais deliberativas e as formalidades de comunicação de convocações e atas, além do nível de interação dos participantes com esses materiais. Foram mais de 200 organizações públicas e privadas analisadas.
“É um prazer e uma honra receber o Prêmio Digital Governance Awards em nome de FURNAS. Contamos com um time dedicado e atento às inovações do setor para garantir a qualidade, a segurança e a assertividade da nossa tomada de decisões, e, neste aspecto, o software da Atlas Governance nos permitiu ampliar ainda mais a nossa eficiência, segurança e simplicidade, por meio da transformação digital dos nossos processos”, afirmou Pedro Brito no evento.
O presidente ponderou sobre a questão da digitalização e inteligência artificial no âmbito dos conselhos. Eduardo Carone, CEO da Atlas, respondeu que a tecnologia é um recurso a mais, mas a melhor solução é a diversidade de experiências da equipe. “Tem muito uso de IA que podemos trazer para os conselhos, mas o trabalho de um conselheiro muitas vezes é criar o que não existe. Para isso, ainda são necessárias a criatividade e a experiência humana”, acredita ele.
Pedro afirmou que a adoção da plataforma da Atlas simplificou o que antes era complexo, trazendo funcionalidades que ajudam nos passos seguintes. “A plataforma tem nos ajudado muito na trilha de convivência com a tecnologia, sempre buscando ganhos de produtividade. E digo mais: vamos aproveitar essa experiência para outras áreas da empresa”, completou Pedro Brito.
Também participaram do evento Sonia Consiglio Favaretto, SDG Pioneer pelo Pacto Global das Nações Unidas e Marcelo Gasparino, Presidente do Conselho da Eternit e membro do Conselho da Vale e da CEMIG Energia, além de representantes das outras três empresas premiadas e a equipe da Atlas Governance.
Para o CEO da Atlas, a edição 2021 do prêmio mostra a evolução da governança das organizações em um mundo cada vez mais digital. “Com este prêmio, conseguimos reconhecer a importância do Governance Officer, grande responsável pela dinâmica e efetividade dos colegiados de qualquer organização. Premiar aqueles que fazem a diferença é uma forma objetiva de democratizar a boa governança”, completou Eduardo Carone.