Memória da Eletricidade dedica artigo aos 64 anos de FURNAS
História da empresa é contada desde sua criação até os dias atuais
No último domingo (28/02), FURNAS foi homenageada por seus 64 anos de existência em artigo da Memória da Eletricidade, uma instituição criada por iniciativa da Eletrobras e que há mais de três décadas se dedica à preservação de acervos e à gestão da informação do setor elétrico.
O pesquisador da Memória da Eletricidade Paulo Brandi apresenta a história da empresa desde sua criação, na década de 50, passando pela construção da Usina de Furnas e chegando aos dias atuais.
Conforme destacado no artigo, atualmente, a companhia é uma das maiores empresas de energia elétrica do país, sendo referência no setor elétrico. Ela conta com usinas, linhas e subestações no Distrito Federal e em mais 15 estados (São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Pará, Rondônia, Bahia, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).
Brandi destaca ainda o sistema de transmissão de Itaipu, integrado por três linhas de corrente alternada e duas de corrente contínua, cruzando 900 km desde Foz do Iguaçu (PR) até a região metropolitana de São Paulo, e que na última semana tornou-se destaque nacional com lançamento do projeto de revitalização de seu elo de corrente contínua.
Conheça também o acervo dedicado à FURNAS, que contém documentos e fotos históricas da empresa, clicando aqui.