FURNAS é premiada no VI Concurso Boas Práticas na Gestão da Ética

Cerimônia de entrega do prêmio será no próximo dia 26 no XXI Seminário Ética na Gestão – Ética Pública e Governança

Publicado em:


FURNAS foi premiada no VI Concurso Boas Práticas na Gestão da Ética, promovido pela Comissão de Ética Pública da Presidência da República. O resultado foi divulgado nesta segunda-feira, 16/11, no site do órgão. A empresa foi agraciada pela iniciativa "Orientações para prevenir Conflito de Interesses em Furnas", questionário anual sobre vínculos que possam configurar situação de conflito de interesses (Due Diligence) disponibilizado na FurnasNet. 

O objetivo do concurso é promover a difusão e o intercâmbio de práticas de educação para a ética bem sucedidas das Comissões de Ética dos órgãos e entidades que integram o Poder Executivo federal.  A proposta visa reconhecer o papel educador das Comissões de Ética para contribuir na prevenção de condutas incompatíveis com o padrão ético desejável para o desempenho da função pública.

“Essa é uma prática inovadora dentro do Sistema Eletrobras que conscientiza todos os empregados sobre a importância da questão do Conflito de Interesses, o que, em muitos casos, pode ser um passo para a corrupção”, ressalta o presidente da Comissão de Ética de FURNAS, Bernardo Braga Teixeira.  

Ele complementa que a iniciativa viabiliza o comprometimento à responsabilidade de todo corpo funcional para a relevância do tema, atuando preventivamente, evitando punições e agregando mais valor para o fortalecimento da governança corporativa em FURNAS e para a consolidação da ética como um valor empresarial.

O prêmio, de caráter simbólico, consiste em uma placa gravada e um certificado de reconhecimento expedido pela Comissão de Ética Pública. A cerimônia de entrega será durante o XXI Seminário Ética na Gestão, transmitida ao vivo com participação de representante da comissão e os vencedores do concurso.

O resultado alcançado só foi possível graças ao grupo de trabalho formado pela Superintendência de Gestão de Conformidade e Riscos por meio da Comissão de Ética de FURNAS, Gerência de Conformidade e Superintendência de Gestão do Capital Humano.
 

Por: Marcos Paulo