Engenheiros de FURNAS ministram palestras no CREA-GO

Publicado em:
Nicole Pagan Hasparyk ministra palestra no CREA-GO / Crédito: Arquivo FURNAS


Os engenheiros de FURNAS Nicole Pagan Hasparyk e Eduardo de Aquino Gambale ministraram palestras técnicas no CREA-GO na última terça (29). Patologia das Estruturas de Concreto foi o tema apresentado no evento que contou com a abertura do gerente da Divisão de Tecnologia em Engenharia Civil, Alexandre de Castro Pereira. Ele enfatizou a importância do convênio firmado entre a empresa com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás e disponibilizou um vídeo institucional com a atuação dos laboratórios da Gerência de Serviços de Suporte Tecnológico, localizados em Aparecida de Goiânia (GO).

O objetivo das palestras foi apresentar as principais patologias físicas e químicas que acometem o concreto, ocasionando a sua deterioração e afetando o desempenho e durabilidade de suas estruturas, bem como os vários riscos existentes. A necessidade de se atuar preventivamente com profissionais qualificados que tenham comprometimento e responsabilidade técnica na hora de construir, assim como seguir as normas da ABNT e legislação vigente, também foram apontados como fatores primordiais.

"Faz-se necessário o conhecimento detalhado dos materiais que serão empregados, das características da estrutura e do ambiente de exposição no qual as estruturas estarão para se realizar uma análise de risco e trabalhar preventivamente na garantia da qualidade e durabilidade", explicou Nicole Pagan Hasparyk.

A engenheira completou: "Não existem formas de corrigir os problemas uma vez que já estão instalados nas estruturas de concreto. As medidas de reparo são temporárias e paliativas para as deteriorações apresentadas. Atuar preventivamente é a chave. Diagnosticar os problemas é fácil, corrigir não".

Eduardo de Aquino Gambale, por sua vez, reforçou a necessidade de se conhecer determinadas propriedades dos concretos para reduzir os riscos de fissuração de origem térmica, e mostrou, ainda, a possibilidade da adoção de modelos aplicáveis em cenários reais que servem de suporte nas avaliações.
 

Patologia das Estruturas de Concreto por Eduardo de Aquino Gambale 

Por: Eleonora Brazão