FURNAS implementa biodigestor em assentamento rural de Goiás
FURNAS construiu no assentamento rural Dom Roriz, em Minaçu (GO), um biodigestor caseiro para produção de gás de cozinha por meio da fermentação de substrato líquido produzido a partir de dejetos de animais. O equipamento foi implantado pelo projeto Linha do Conhecimento: Saberes, Convivência e Transformação, parte integrante do Programa de Educação Ambiental (PEA) da linha de transmissão Norte Sul I, em atendimento à primeira renovação de sua Licença de Operação.
Por meio de tecnologias sociais de baixo custo e fácil aplicação, foram também instalados no assentamento um sistema de captação de água de chuva, irrigação por gotejamento, hortas comunitárias e uma fossa séptica. O PEA realizou, ainda, oficinas pedagógicas de organização comunitária no Dom Roriz e no reassentamento Cana Brava, também em Minaçu (GO).
De acordo com Ronaldo Santos, analista ambiental da Gerência de Gestão dos Meios Socioeconômico e Cultural de FURNAS, as tecnologias sociais poderão ser replicadas pelos participantes em suas próprias casas. "A ideia principal é despertar atitudes ambientais voltadas à preservação. Com a instalação da fossa séptica, o lençol freático deixa de ser contaminado. A utilização do biogás reduz o desmatamento e produz biofertizantes, e a captação de água da chuva permite o seu armazenamento e reutilização na horta comunitária com irrigação por gotejamento".
Segundo Santos, foram beneficiadas 152 famílias das duas localidades. Participaram também do projeto, educadores e alunos do ensino médio de técnicas agrícolas da Escola Estadual Rural Santo Antônio do Cana Brava.
As oficinas pedagógicas abordaram temas como incentivo à agroecologia, doenças do homem e da mulher, saúde, água, biodiversidades, energia, e capacidade de geração do biodigestor na utilização do biogás.
Para a realização do projeto, a empresa contou com o apoio da Prefeitura de Minaçu, que cedeu técnicos para a realização das oficinas e máquinas para a escavação do terreno onde se localiza o biodigestor.
O projeto Linha do Conhecimento: Saberes, Convivência e Transformação é uma continuidade do projeto Cultivando Ideias, a Sustentabilidade Gota a Gota, desenvolvido por FURNAS nos anos de 2017 e 2018.