FURNAS e Ibase lançam publicações sobre o projeto Núcleos de Integração Comunitária
Mambucaba, em Angra dos Reis (RJ), é uma das localidades beneficiadas pelo projeto
FURNAS e o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) lançaram cinco publicações do projeto Núcleos de Integração Comunitária. As obras, disponíveis no site do instituto, reúnem os diagnósticos sociais participativos realizados em bairros de Angra dos Reis e Itatiaia, no Rio de Janeiro; Ibiraci, em Minas Gerais; Mogi das Cruzes, em São Paulo; e Foz do Iguaçu, no Paraná.
O objetivo do Núcleos de Integração Comunitária é promover o desenvolvimento local por meio de metodologia que levam à construção coletiva de mecanismos que qualificam e potencializam a ação comunitária na busca da melhoria dos territórios em que vivem, assim como a ampliação de seus direitos de cidadania.
A publicação dos diagnósticos sociais participativos é a primeira etapa de consolidação do projeto. As obras são consideradas ferramentas indispensáveis de apoio a todas as demais ações de mobilização e à tomada de decisão das próximas etapas da implantação do referido projeto. "Tanto os Diagnósticos quanto os Planos de Ação permitem ao Fórum se apresentar, negociar parcerias e se mostrar organicamente estruturado", exemplifica a pesquisadora Sandra Plaisant.
O Ibase é parceiro de FURNAS desde 2005 na implantação do Núcleos de Integração Comunitária.