Empregabilidade de refugiados é tema de evento na empresa

Publicado em:
Crédito: Divulgação


FURNAS promove nesta quarta-feira (26/6) o painel "O Refugiado e a Empregabilidade no Brasil". O encontro debaterá a inclusão no mercado de trabalho de pessoas que buscaram refúgio no país e como criar mais oportunidades para este grupo.

O painel será aberto pela coordenadora do Setor de Integração Local do Programa de Atendimento a Refugiados (Pares) da Cáritas, Débora Marques Alves. Em seguida, refugiados de diversas nacionalidades falam sobre suas experiências no Brasil, e como podem ajudar quem busca um emprego. 

"Acolhimento e oportunidade são vitais na reconstrução da vida de quem está longe da terra natal. A sociedade como um todo deve fazer um esforço para que essas pessoas possam exercer a cidadania. FURNAS atua diretamente para a reintegração deste grupo ao mercado de trabalho", afirma Claudia Tenório, assistente social da companhia. A inclusão de refugiados na sociedade perpassa diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), incluindo Erradicação da Pobreza (ODS 1), Saúde e Bem Estar (ODS 3) e Trabalho Decente e Crescimento Econômico (ODS 8).

FURNAS oferece uma série de ações que beneficiam refugiados que buscam uma oportunidade. O Curso Cuidador, atividade de capacitação gratuita para formação de mão de obra, já formou dezenas de alunos refugiados. Uma nova turma será aberta no segundo semestre, e o pré-cadastro de interessados pode ser feito nos telefones (21) 2528-2593 e 2528-3811.

Outras atividades incluem a contratação de refugiados para trabalhar em eventos corporativos da companhia e ações promovidas pelos colaboradores de FURNAS a este grupo social, com foco em saúde, combate à descriminação e eliminação de todas as formas de violência.


Programação – O Refugiado e a Empregabilidade no Brasil

Local: Escritório Central de FURNAS – Auditório do 8° andar – Rua Real Grandeza, 219, Botafogo.

Data: 26 de junho.

Horário: 10h.

Inscrições: ctenorio@furnas.com.br ou (21) 2538-2593.


10h: Boas vindas

10h10 – 1° Painel: Compreendendo os desafios para o Refugiado para a empregabilidade no Brasil, com Débora Marques Alves, coordenadora do Setor de Integração Local do Pares - Cáritas-RJ, e Rosane Marques, mestre em Diretos Humanos pela UFRJ com a dissertação "Mulher Negra Congolesa e Refugiada no Rio de Janeiro".

11h – 2° Painel: As experiências dos Refugiados e Imigrantes com a empregabilidade no Brasil.
 

Por: Marcelo Tavela