Seminário destaca importância do túnel de vento de FURNAS

Publicado em:


A implantação por FURNAS do Laboratório de Aerodinâmica e do túnel de vento foi ressaltada como positiva por acadêmicos e especialistas que participaram, na tarde de ontem (11/12), do seminário Energia Eólica – Ameaças e Oportunidades. O workshop foi realizado no auditório da Gerência de Serviços e Suporte Tecnológico, em Aparecida de Goiânia (GO).

“FURNAS mostrou sua capacidade de inovar. A gente precisa de mais laboratórios e infraestrutura computacional (para desenvolver pesquisas em energia eólica)”, afirmou Márcio Muniz de Farias, professor da Universidade de Brasília (UnB).

Professor da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, e diretor da empresa Aeroálcool, que fabricou o túnel de vento de FURNAS, James Rojas Waterhouse destacou a importância do laboratório implantado por FURNAS para modelagem e testes de estruturas utilizadas na geração eólica. “É necessário conhecimento aerodinâmico profundo para a estratégia de mudança de passo em direção ao aumento da eficiência (dos parques eólicos)”, declarou.

Mediado pelo gerente da Divisão de Tecnologia em Engenharia Civil de FURNAS, Alexandre de Castro Pereira, o seminário contou também com a participação de Allan Vasconcelos, do Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE), e Flávio Alberto Figueiredo Rosa, da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
 

Por: Leonardo Cunha