FURNAS licita Revisão Periódica de Segurança de Barragens de usinas hidrelétricas
FURNAS abriu licitação para contratar empresa especializada na elaboração da Revisão Periódica de Segurança de Barragens (RPSB) de 12 usinas hidrelétricas da companhia. O processo cumpre determinação da Política Nacional de Segurança de Barragem (Lei 12.334/2010) para verificar o estado geral de segurança destas estruturas, considerando os critérios do projeto, a atualização dos dados hidrológicos e as alterações das condições a montante e a jusante da barragem.
A Resolução Normativa nº 696 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), de 15 de dezembro de 2015, estabelece prazo de sete anos para a conclusão das Revisões Periódicas. No caso de FURNAS, o prazo de conclusão das RPSBs é dezembro de 2022.
Há mais de 40 anos, o corpo técnico de FURNAS executa seu protocolo de controle de segurança de barragens, que inclui inspeções regulares e manutenções corretivas e preventivas. A contratação prevista em lei de empresa especializada complementa as medidas de segurança já colocadas em prática pela empresa.
O edital da licitação está disponível no site de FURNAS (Fornecedores/Editais). As propostas deverão ser entregues até 10h do dia 21 de agosto, na Rua Real Grandeza, 219 / sala 705, do bloco B, em Botafogo (RJ). As usinas contempladas são: Furnas, Luiz Carlos Barreto de Carvalho, Marechal Mascarenhas de Moraes, Marimbondo, Porto Colômbia, Corumbá I, Itumbiara, Batalha, Manso, Funil, Simplício e Serra da Mesa.